João Pessoa – Igreja de São Bento


Imagem: Google Street View

Data de 1585 a construção da primeira Igreja de São Bento. A atual, do século XX, teve suas obras iniciadas em 1721, por Frei Cipriano da Conceição.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de São Bento
Outros Nomes: Igreja do Mosteiro de São Bento
Localização: João Pessoa-PB
Número do Processo: 63-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 434, de 10/01/1957
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Data de 1585 a construção da primeira igreja. A atual, do século XX, teve suas obras iniciadas em 1721, por Frei Cipriano da Conceição. Em 1739, estavam concluídas a capela-mor, ladrilhamento, retábulo e trono. As obras prosseguiram e, em 1749, foi celebrada a primeira missa. Passou por reformas em 1811, feitas por frei João de Santa Rita, ampliando o pavimento da capela-mor e outros reparos. Vendida à Arquidiocese em 1911, ficou fechada, sendo reformada por D. Moisés Coelho. Na época do tombamento encontrava-se muito alterada internamente, conservando de original o aspecto externo com uma das suas duas torres inacabadas. O altar-mor é em talha de madeira, num trabalho muito delicado. O estilo da igreja é simples, contrastando com outras igrejas da ordem beneditina.
Fonte: Iphan.

Descrição: O Conjunto formado pela igreja e pelo mosteiro foi construído sob invocação de Nossa Senhora do Monte Serrat, em estilo barroco beneditino (Nóbrega, 1982). A obra deste conjunto teve início quando da chegada dos beneditinos, aqui nesta cidade, quando ainda era a Capitania Real da Paraíba, por volta de 1590. Por sinal, foi um dos primeiros e principais locais para cultos religiosos que aqui se estabeleceu (CPCH, 1999). E, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, este conjunto se encontra entre os monumentos mais importantes do país, no seu estilo e de sua época (Nóbrega, 1982). A construção do mosteiro data do século XVII, e da igreja, do século XVIII (Rodriguez, 1992).

Com o encerramento das atividades beneditinas em João Pessoa, em 1921, devido a conflito com a jurisdição do 1º bispo da Paraíba, a igreja permaneceu fechada por vários anos (Rodriguez, 1992). Atualmente, o conjunto vem passando por uma intensa recuperação que faz parte do Programa de Revitalização dos Centros Históricos (Rodriguez, 1992).

Mosteiro de São Bento
O Mosteiro de São Bento, mais conhecido como Mosteiro do Calvário (Nóbrega, 1982), bem como a Igreja, impressionam pela harmonia e beleza de suas linhas, apesar de sua arquitetura sóbria (Rodriguez, 1992). Na Igreja do Mosteiro de São Bento, localizada, juntamento com o próprio mosteiro, na rua General Osório, ainda hoje celebram-se cultos religiosos.
Fonte: UFPB.

Descrição: O Mosteiro de São Bento, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, é um conjunto em estilo barroco, construído pelos monges Beneditinos, formado pelo mosteiro e a igreja, considerado um dos mais importantes do Brasil. A construção do mosteiro data do século XVII, e da igreja, do século XVIII, sendo esta tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 10 de janeiro de 1957. Em 1995, o conjunto foi restaurado e, atualmente, no seu interior, realizam-se concertos de música e missas cantadas.

O Conjunto, formado pela igreja e pelo mosteiro, foi construído sob invocação de Nossa Senhora do Monte Serrat. A obra teve início quando da chegada dos beneditinos em João Pessoa, na época que o Estado era a Capitania Real da Paraíba, por volta de 1590. Após a edificação, passou a ser um dos primeiros e principais locais para cultos religiosos estabelecidos em João Pessoa. E, segundo o Iphan, este conjunto se encontra entre os monumentos mais importantes do país, no seu estilo e de sua época.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Iphan
Iphan
UFPB
Memória João Pessoa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.