Joinville – Casa de Wally Kruger


Imagem: Prefeitura Municipal

A Casa de Wally Kruger, em Joinville-SC, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Kruger, Wally
Localização: Joinville-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

Descrição: A casa foi construída em 1925 e apresenta uma arquitetura de porte e acabamento refinados. O terreno era uma propriedade de grandes dimensões, onde se plantava cana de açúcar e milho e era criado gado, para subsistência.
Desde 1995 a Casa Krüger foi adaptada para ser o Portal Turístico de Joinville, onde funcionários cuidam da recepção de visitantes e são vendidos produtos hortifrutigranjeiros e artesanais da região. Ao lado da casa, foi reconstruído o antigo rancho, adaptado como palco de apresentações para o desenvolvimento de atividades culturais e comercialização dos produtos regionais.
Trata-se de exemplar excepcional da arquitetura teuto-brasileira (arquitetura de influência alemã). Destaca-se pela situação de implantação, pela imponência da sua volumetria, pelas varandas em arcadas (que cercam duas das quatro elevações da casa) e, nas pinturas internas, pelos afrescos que retratam a epopeia dos imigrantes. A cozinha, nos fundos, é construída na técnica enxaimel.
Fonte: UDESC.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casa Krüger
Localização: R. Dona Francisca, Km 0, Trevo Pirabeiraba, BR 101 – Joinville-SC
Número do Processo: Nº 073/94
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 1.224, de 30/09/1996

Descrição: Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), abriga uma unidade da Central de Atendimento ao Turista e a Associação do Turismo Eco-Rural de Joinville.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: No terreno onde hoje está localizada a Casa Krüger existia uma propriedade rural de grandes dimensões. De acordo com os documentos anexados no processo de tombamento, entre os anos de 1880 e 1900 uma casa em técnica enxaimel foi edificada no ponto mais alto da propriedade. Em 1925, a casa foi ampliada, a edificação em enxaimel foi desmontada e anexada à nova construção. Atualmente, a casa preserva dois sistemas construtivos: nos fundos a técnica em enxaimel e na parte frontal a técnica em estrutura de tijolos autoportantes [alvenaria].
Fonte: Dalonso; Dalonso.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Dalonso; Dalonso


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.