Juiz de Fora – Antiga Academia de Comércio


Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

A Academia de Comércio foi fundada em 1891, por Francisco Batista de Oliveira, inspirada nos programas da Escola de Altos-Estudos Comerciais de Paris.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
COMPPAC – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural
FUNALFA – Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage

Nome atribuído: Imóvel localizado à rua Halfeld nº 1179 (volumetria e fachadas do prédio da Academia de Comércio (Colégio Cristo Redentor) e do Antigo Núcleo Artístico, bem como, integralmente a Capela e o Teatro.
Outros Nomes: Imóvel à rua Halfeld nº 1179 , Academia do Comércio – Atual Colégio Cristo Redentor
Localização: R. Halfeld, nº 1179 – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6949 /2000
Uso Atual: Colégio Cristo Redentor

Descrição: AO projeto para abrigar a Academia de Comércio foi elaborado na França pelo arquiteto G. Hernard em 1891, a primeira deste gênero na América do Sul.
A Academia de Comércio fundada por Francisco Baptista de Oliveira em 30 de março de 1891 e inaugurada em 24 de julho de 1894, quando uma parte do edifício em estilo eclético já estava construída.
O objetivo da Academia de Comércio era o ensino comercial. Desta forma, os cursos seriam de acordo com o programa da escola de Altos Estudos Comerciais de Paris. Porém, mesmo sendo um avançado projeto para a sociedade local, a Academia de Comércio enfrentou muitas dificuldades. Sem recursos suficientes para terminar as obras e sem o apoio do Estado, as aulas tiveram que ser interrompidas em abril de 1900.
Para evitar o fechamento, os acionistas decidiram transferir o instituto para uma congregação religiosa, que se comprometesse a terminar as obras e manter os cursos ginasial e de comércio. Ocorreu uma primeira tentativa com os Salesianos, que não conseguiram colocá-lo em funcionamento. Em 22 de fevereiro de 1901, a Academia foi doada à Congregação do Verbo Divino.
Quando a Congregação assumiu, a Academia abandonou a formação comercial em nível superior e implantou um ensino mais tradicional, com o nome Colégio Cristo Redentor.
Em 1909, foi inaugurado o Instituto Politécnico, que se desenvolveu e foi transformado na Escola de Engenharia. Em 1912, foi criado o Curso Comercial Superior. No ano seguinte, foi fundada a Escola de Farmácia e Odontologia. Quando a Academia completou 50 anos, em 1941, foi criado o curso de Administração e Finanças, transformado em Faculdade de Ciências Econômicas. Essas instituições integraram a Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1960.
Atualmente, a Academia de Comércio – Colégio Cristo Redentor de Juiz de Fora possui Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio (pré-vestibular).
Fonte: UFJF.

Descrição: A instituição Academia de Comércio foi fundada em 30 de março de 1891 pelo empreendedor Francisco Batista de Oliveira com o objetivo de oferecer à comunidade local ensino inspirado nos programas da Escola de Altos-Estudos Comerciais de Paris. Sua sede, ainda incompleta, foi inaugurada em 24 de julho de 1894, mas deixou de sediar a instituição em 1901 devido a problemas técnico-administrativos. A Academia foi cedida então à Congregação do Verbo Divino, que a partir daquele ano passou a aplicar uma educação verbita nos novos cursos disponibilizados.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
Dalva Carolina (Lola) de Menezes Yazbeck
Wikipedia
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *