Juiz de Fora – Antiga Diretoria de Higiene


Imagem: Google Street View

A Antiga Diretoria de Higiene foi tombada pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Antiga Diretoria de Higiene – DCE
Localização: Av. Getúlio Vargas, nº 763 – Centro – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 5819/1996
Uso Atual: CECOM-UFJF e Museu Dinâmico da Faculdade de Engenharia da UFJF

Descrição: O primeiro imóvel da nossa série “Patrimônios de Juiz de Fora” é o prédio localizado na esquina da Av. Getúlio Vargas com a rua Floriano Peixoto, na cidade de Juiz de Fora onde, desde 2016, funcionam a sede do CECOM-UFJF e do Museu Dinâmico da Faculdade de Engenharia da UFJF.

Ele foi inaugurado em 1884 como Diretoria de Higiene Municipal, que encerrou suas atividades em 1920 e reabriu uma década mais tarde, quando a Escola de Engenharia de Juiz de Fora (EEJF) – futura Faculdade de Engenharia da UFJF – se transferiu para o local. Em 1935, a edificação foi, efetivamente doada pela Prefeitura à EEJF. Na década de 1950 foram implantados no mesmo local os “Cursos Técnicos da Escola Engenharia”.

Em 1960, com o processo de federalização de instituições do ensino superior, tanto a EEJF quanto o os cursos técnicos foram incorporados à recém-criada UFJF. Estes cursos passaram a ser denominados “Colégio Técnico Universitário” (CTU). Em 1960-61, houve a transferência da EEJF. O CTU permaneceu no prédio até 1974, quando ocorreu a mudança para o “Campus Universitário da UFJF”. Ainda neste ano, o DCE se instalou no conjunto de edificações existentes no local. No final da década de 1980, a Associação dos Professores de Ensino Superior (Apes) passou a funcionar em uma edificação nova, construída como anexo das existentes. Com a transferência deles para o Campus, em 2008, esta edificação foi ocupado pelo Sintufejuf até 2013.

O conjunto foi fechado em 2013 para obras de restauro e reformas estruturais e reaberto em 2016 com seus novos ocupantes.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *