Juiz de Fora – Antigo BEMGE


Imagem: Google Street View

O Antigo BEMGE foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
FUNALFA – Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage

Nome atribuído: Imóvel localizado na Rua Halfeld nº 533/541/ 547 – Banco ITAU antigo BEMGE – (fachada da rua Halfeld e volumetria)
Outros Nomes: Imóvel localizado na Rua Halfeld nº 533, 541, 547 – Banco ITAU antigo BEMGE
Localização: R. Halfeld, nº 533/541/ 547 – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6966/2001

Descrição: […] considerando:
I – o valor histórico e cultural que envolve o bem;
II- sua integração ao conjunto arquitetônico da Rua Halfeld;
III – que os elementos construtivos utilizados na fachada tornam singular a arquitetura do edifício, num “art-decó” pré-modernista;
IV – o ritmo da composição de sua fachada, possibilitando uma perfeita harmonia de proporções, com planos recuados e projetados e ornamentos geométricos.
Fonte: Decreto de Tombamento.

Descrição: Os três bancos governamentais mineiros apresentaram performance diversa: o Crédito Real (adquirido pelo Bradesco na privatização realizada em 1997) sempre esteve entre os cinco maiores bancos no Brasil por volume de depósitos. Em 1963 e 1964, só estava abaixo do Banco do Brasil e do Banespa – banco estadual paulista –, que, em todo o período investigado, foram os dois maiores (ver COSTA, 1988). O Banco Hipotecário e Agrícola, nacionalizado em 1941, tende o declínio. O Banco Mineiro da Produção, criado em 1937, ocupou sempre uma posição intermediária, entre o décimo e o vigésimo lugares. A fusão de ambos, em 1967, resultou no Bemge – Banco do Estado de Minas Gerais –, adquirido na sua privatização, em 1998, pelo Banco Itaú.
Fonte: Fernando Nogueira Costa.

Descrição: […] edifício da antiga agência do Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE), localizado na rua Halfeld, 533, no Centro da cidade.
Esta edificação possui características do estilo Art Déco, dispondo-se de elementos utilizados a posteriori em grande proporção nas construções modernistas, como, por exemplo, os basculantes e os tijolos de vidro.
No texto de Mônica Leite, a autora ressalta os atributos deste edifício que juntos tornam singular a arquitetura deste: “uma “brincadeira” deco-modernista”. Para Mônica, “esta parece homenagear os estilos que inspiraram a arquitetura da cidade e, principalmente, aquele que estava sendo introduzido no novo mundo industrial: o modernismo”.
Desta forma, segundo Leite, justifica-se a preservação deste prédio, que além de importantes aspectos pertence a um grupo maior que exemplifica o período industrial da cidade, sendo capaz de narrar “um pouco sobre a história do Art Déco, em Juiz de Fora, no Brasil e até no mundo”.
Fontes: LEITE, Mônica C. Henriques. BENGE. In: GENOVEZ, Patrícia Falco, SOUZA, Maria Julieta Nunes de, LEITE, Mônica C. Henriques, GAWRYSZEWSKI, Paulo, FRAGA, Raquel de Oliveira. Núcleo Histórico e Arquitetônico das ruas Halfeld e Marechal Deodoro – Parte Baixa. Nota prévia de pesquisa. Juiz de Fora: Clio Edições Eletrônicas, 1998. 78 p. (História e Arquitetura de Juiz de Fora, 3) http://www.ufjf.br/~clionet/bvhbr
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS RELACIONADOS:
Belo Horizonte – Antiga Sede do BEMGE
Juiz de Fora – Antigo BEMGE
Patrocínio – Antigo Banco do Comércio e Indústria de MG
Pirapora – Banco do Comércio
Varginha – Antigo Banco do Comércio e Indústria de MG

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Fernando Nogueira Costa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *