Juiz de Fora – Associação Cultural e Beneficente Ítalo Brasileira “Anita Garibaldi”


Imagem: Google Street View

A Associação Cultural e Beneficente Ítalo Brasileira “Anita Garibaldi” foi tombada pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
FUNALFA – Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage

Nome atribuído: Associação Cultural e Beneficente Ítalo Brasileira “Anita Garibaldi”
Outros Nomes: Casa de Anita
Localização: Av. Barão do Rio Branco, nº 1262 – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6466/1999

Descrição: O edifício foi construído em 1925 pela firma de Jacob Kneip, segundo as premissas do estilo eclético, com fortes influências compositivas do repertório italiano. A Associação passou a existir na década de 1950, a partir da fusão da Associação Cultural e Beneficente Ítalo-Brasileira Anita Garibaldi com a Associação Beneficente dos Irmãos Artistas.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: O edifício foi construído em 1925 pela firma de Jacob Kneip, segundo as premissas do estilo eclético, com fortes influências compositivas do repertório italiano. A inauguração ocorreu em 17 de outubro de 1926.
A Associação Anita Garibaldi, originou-se da fusão com a Associação Beneficente dos Irmãos Artistas e tinha como principais objetivos ajudar seus associados nos casos de doenças, invalidez e auxílio aos necessitados, a entidade tem um histórico de beneficência.

Esta associação, encerrou suas atividades nos anos 60, sem causas conhecidas, o prédio foi praticamente abandonado, deixando apenas um zelador.
Em 1993 surgiu a “Casa de Anita”, sob a direção do jornalista Marcelo Ferreira Mega. Tinha por finalidade promover eventos culturais como shows, cursos, palestras, apresentações teatrais, caracterizando-se como um espaço aberto às diversas manifestações culturais.
O edifício foi tombado em 1999 (Decreto: 6466/16.06.1999), e a Associação recebeu Moção de Aplauso em 29/10/2010 (nº0254/2010)
Fontes: http://casadeanitajf.blogspot.com/
GENOVEZ, Patrícia Falco. Núcleo Histórico da Avenida Barão do Rio Branco (Parque Halfeld e Largo do Riachuelo). Nota prévia de pesquisa. Juiz de Fora: Clio Edições Eletrônicas, 1998. 51 p. (História e Arquitetura de Juiz de Fora, 9).
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *