Juiz de Fora – Avião Monomotor PP-Gan


Imagem: Aeroclube

O Avião Monomotor PP-Gan foi fabricado nos EUA em 1939, por encomenda da Aeronáutica do Rio de Janeiro e chegou à cidade, em 1940.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
COMPPAC – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural
FUNALFA – Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage

Nome atribuído: Avião Monomotor PP-Gan
Localização: Aero-Clube de Juiz de Fora – Av. Guadalajara – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 7608/2002, de 01 de novembro de 2002

Descrição: Fabricado nos EUA em 1939, o Porterfild, prefixo PP-GAN, foi encomendado pela Aeronáutica do Rio de Janeiro e chegou à cidade, no princípio de 1940, com a missão de formar novos pilotos brasileiros, até então muito raros. Dos 4 exemplares da América Latina, este é o único que sobreviveu.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Com a nobre missão de formar novos pilotos para a aviação civil, o Aeroclube de Juiz de Fora completa 81 anos no próximo dia 31 de maio, sempre priorizando a segurança e a competência em seus serviços prestados no ramo. “É com grande orgulho que sigo o objetivo do Aeroclube de formar novos aviadores para o país, mantendo a tradição de profissionalismo da instituição de mais de oito décadas de existência”, ressalta o Presidente do Aeroclube JF, o piloto Leandro Lopardi.
A história do Aeroclube de Juiz de Fora começou com uma reunião que já visava à criação de uma instituição voltada para aviação, ocorrida no dia 26 de fevereiro de 1938, no Clube de Juiz de Fora. No dia 5 de março daquele ano, foi publicado um edital no jornal Diário Mercantil, promovendo a convocação para a Assembleia Geral de constituição definitiva da instituição. Assim que o estatuto foi aprovado, o Aeroclube de Juiz de Fora teve sua criação oficializada. O grupo da época resolveu sempre comemorar o aniversário da instituição junto do aniversário da cidade, 31 de maio. Portanto, o Aeroclube JF está completando 81 anos na próxima sexta-feira.
A primeira aeronave do Aeroclube de Juiz de Fora chegou no dia 5 de maio de 1940: um Porter Field Americano, o PP-GAN, cedido pela Aeronáutica Civil, durante o governo do então Presidente da República Getúlio Vargas. Na época, o Aeroclube operava no campo de Benfica, utilizado para pouso e abastecimento de aviões militares em treinamento. O PP-GAN era a grande atração do antigo campo de aviação de Benfica, onde hoje está situado, atualmente, o Colégio Militar de Juiz de Fora, de frente ao bairro Nova Era. Foi em 1958 que o Aeroporto de Juiz de Fora foi inaugurado e se tornou sede do Aeroclube.
Fonte: Aeroclube.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Aeroclube
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *