Juiz de Fora – Banco do Brasil


Imagem: Google Street View

O Banco do Brasil foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
FUNALFA – Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage

Nome atribuído: Imóvel à Rua Halfeld nº 450 – Banco do Brasil (volumetria e fachada)
Localização: R. Halfeld, nº 450, esquina com Av. Getúlio Vargas – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6421/1999

Descrição: Em 1941, a cidade é contemplada com um projeto de Oscar Niemeyer para o Banco do Brasil, onde podemos verificar o emprego de pilotis, pano de vidro, mezanino em curva com larga escada helicoidal, planta livre e o brise-soleil, em veneziana, que cobre toda a fachada voltada para a Av. Getúlio Vargas. Todos, elementos do modernismo preconizados por Le Corbusier.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Este edifício foi construído em um terreno que pertenceu a família Vidal Barbosa Lage. Em 1941. O projeto foi realizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Banco do Brasil. No desenvolvimento deste projeto houve o “emprego de pilotis, pano de vidro, mezanino em curva com larga escada helicoidal, planta livre e o brise-soleil, em veneziana, que cobre toda a fachada voltada para a Av. Getúlio Vargas. Todos, elementos do modernismo preconizados por Le Corbusier”.
Além das dependências do Banco do Brasil, que permanece neste local até os dias atuais, outros andares do prédio foram ocupados por outros setores no decorrer dos anos, como a Receita Federal, uma seção do Ensino Superior, o Ipase, a Associação atlética do Banco do Brasil (AABB) e e a Associação de Apoio Comunitário (AMAC).

Fontes: https://www.pjf.mg.gov.br/administracao_indireta/funalfa/patrimonio/bens_tombados/bb.php

Divisão de Patrimônio da Prefeitura de Juiz de Fora (org). Guia dos Bens Tombados de Juiz de Fora. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2002.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *