Juiz de Fora – Conjunto Paisagístico da Praça da Estação


Imagem: HVL

O Conjunto da Praça da Estação foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Conjunto da Praça da Estação
Outros Nomes: Praça Dr. João Penido
Localização: Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° –

Descrição: Praça Doutor João Penido, conhecida popularmente como Praça da Estação, é uma importante e histórica praça em Juiz de Fora, Minas Gerais. Recebeu este nome em homenagem a um médico muito importante politicamente na cidade, no século XIX.

Surgiu com a construção da estação da Estrada de Ferro Dom Pedro II, em 1875 e fica localizada na parte baixa da Rua Halfeld, nas proximidades do Rio Paraibuna.
Fonte: Wikipedia.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Vitor Hugo Rangel Junior


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.