Juiz de Fora – Estação Mariano Procópio


Imagem: Google Street View

A Estação Mariano Procópio foi tombada pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
COMPPAC – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural
FUNALFA – Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage

Nome atribuído: Estação Mariano Procópio (Estação e gare, prédio administrativo e armazéns)
Localização: R. Mariano Procópio, s/n – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6601/1999
Uso Atual: Centro Cultural Dnar Rocha

Descrição: O artista Dnar Rocha nasceu em 21 de julho de 1932, em Tabuleiro/MG. Em 1951, sua família decidiu mudar-se para Juiz de Fora e, dois anos depois, já participava ativamente dos movimentos das artes plásticas. Realizou sua primeira exposição em 1954, dando sequência a uma série de mostras em diversos lugares de Minas, Rio de Janeiro e Brasília. Alguns de seus trabalhos ultrapassaram as fronteiras e estão em acervos internacionais. Em 2000, foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Honorário.
Localizado na antiga Estação Mariano Procópio, o Centro Cultural Dnar Rocha funciona como sede do programa Gente em Primeiro Lugar, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), em parceria com a Associação Cultural Arte e Vida (Acav). No local, inaugurado em 5 de junho de 2012, funcionam oficinas gratuitas de música, dança, teatro, capoeira e artes visuais, que atendem crianças, jovens e adolescentes, com idade entre 6 e 22 anos. Além disto, o equipamento urbano recebe semanalmente eventos culturais, como ensaios dos mais diversos segmentos e palestras.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Estações ferroviárias
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *