Juiz de Fora – Imóvel à Praça Dr. João Penido, nº 44


Imagem: Google Street View

O Imóvel à Praça Dr. João Penido, nº 44 foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Imóvel à praça Dr. João Penido, nº 44 – imóvel comercial – propriedade de Odair Conceição Cordeiro
Localização: Praça Dr. João Penido, nº 44 – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6484/1999

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Conjunto Paisagístico da Praça da Estação / Praça Dr. João Penido (Edifício Wagner Pereira, Associação Comercial deJ.F, Cine São Luiz, Prédio da Estação da RFFSA, Anexo do Nuclo Hist. da RFFSA, Pça Dr. João Penido nº 44, Príncipe Hotel) – (9,4982ha)
Localização: Praça Dr. João Penido – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6614/1999

Descrição: Provavelmente construída na mesma época do Hotel Renascença, a presente edificação, à primeira vista simples e sem significação contextual, constitui um dos mais ricos documentos remanescentes da Praça da Estação do final do século passado. É o testemunho vivo de uma época em que casas térreas e residenciais compunham o cenário do futuro centro comercial, formado por sobrados ecléticos e art-deco. A edificação conserva ainda o gabarito original e a implantação tradicional de alinhamento da fachada à via pública e a lateral direita geminada ao hotel.

Supostamente, a lateral esquerda não é original, pois a edificação constitui apenas uma pequena parcela de toda a
primitiva construção.

Considerando-se a distribuição espacial, muitas construções quando utilizadas para atividades diferentes das previstas em seu projeto original, sofrem uma intervenção no sentido de reabilitar-se para o novo uso. De certa forma, o mesmo acontece ao nível externo, com a fachada. Alguns edifícios sofrem tais intervenções para se
adaptarem ao estilo que, posteriormente ao seu original, passa a estar em voga. O edifício em questão sofreu
pequenas mas significativas alterações que o “modernizaram” segundo o estilo que inspirou a maioria das construções da Praça: o ecletismo.

Um acréscimo, seja ele feito por uma nova construção ou pela inserção de elementos decorativos de “modernização”, é considerado como de importância e significação histórica quando, por si só, é referência
fundamental na contextualização histórica do edifício no monumento (no caso a Praça da Estação) ou em si mesmo. A harmonia e o respeito para com o entorno constituem a base dessa significação.

A colocação da platibanda, ocultando a cobertura, em substituição ao antigo beiral, o destaque às pilastras laterais que, junto com o frontão (hoje anexado à alvenaria que coroa o edifício) ampliam sua perspectiva vertical, e a
simetria e o equilíbrio das proporções, representam justamente a necessidade de se atingir tal harmonia.
Fonte: Genovez, Leite, Gawryszewski, Fraga.

Descrição: Praça Doutor João Penido, conhecida popularmente como Praça da Estação, é uma importante e histórica praça em Juiz de Fora, Minas Gerais. Recebeu este nome em homenagem a um médico muito importante politicamente na cidade, no século XIX.

Surgiu com a construção da estação da Estrada de Ferro Dom Pedro II, em 1875 e fica localizada na parte baixa da Rua Halfeld, nas proximidades do Rio Paraibuna.
Fonte: Wikipedia.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

CONJUNTO DA PRAÇA DA ESTAÇÃO:
Juiz de Fora – Conjunto Paisagístico da Praça da Estação

MAIS INFORMAÇÕES:
Genovez, Leite, Gawryszewski, Fraga
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *