Juiz de Fora – Monumento à Mestra Primária


Imagem: UFJF

O Monumento à Mestra Primária foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Monumento à Mestra Primária
Localização: Praça Antônio Carlos – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 5917/2005
Decreto de Tombamento: Decreto n° 9435, de 25/01/02

Materiais: Bronze e granito.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Este monumento foi construído a partir da iniciativa do médico Dr. Paulo Japiassu, que fez constantes pedidos à Prefeitura Municipal.
Em 17 de janeiro de 1971 a escultura foi inaugurada, como parte das comemorações do quarto aniversário da administração do prefeito Itamar Franco. O monumento é constituído por um triângulo estilizado com livro ao centro, simbolizando os méritos das mestras, assentado por bases circulares em granito. Esta obra foi construída pela empresa Soranço Mármores e Granitos e está localizada na rotatória da Praça Antônio Carlos.

Fontes: Divisão de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Juiz de Fora. Guia de Bens Tombados de Juiz de Fora – Editora Expressão e Cultura,2002.
VIANA, Fabrício Teixeira. Monumentos, esculturas e espaço púbico: A Imaginária Urbana em Juiz de Fora/MG (1906-2016). Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído, 2017.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *