Juiz de Fora – Monumento ao Trabalhador


Imagem: UFJF

O Monumento ao Trabalhador foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Monumento ao Trabalhador
Localização: Garganta do Dilermando – Início da Av. Barão do Rio Branco – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 5917/2005
Decreto de Tombamento: Decreto n° 9435, de 25/01/02

Materiais: Alvenaria, bronze e granito.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Este foi inaugurado em maio de 1976, na administração do prefeito Saulo Moreira durante as comemorações do Dia do Trabalhador.
O painel fica localizado na Garganta do Dilermando, extensão da Avenida Rio Branco, feito de concreto com a inscrição em bronze – “Artífice do progresso – Juiz de Fora reconhece a imortalidade do seu trabalho”, como forma de exaltar o trabalhador pelo desenvolvimento da cidade.
Atualmente este painel se encontra em péssimo estado de conservação, assim, dos escritos resta como sombra na placa cuja lateral esquerda apresenta relevo de uma fábrica.
O monumento foi tombado pelo município em 2000, junto de outros 29 elementos urbanos de Juiz de Fora.

Fontes: https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/02-04-2017/carenciaelementar.html
Divisão de Patrimônio da Prefeitura de Juiz de Fora (org). Guia dos Bens Tombados de Juiz de Fora. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2002.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *