Juiz de Fora – Monumento Caio Martins


Imagem: UFJF

O Monumento Caio Martins foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Monumento Caio Martins
Localização: Parque Halfeld – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 3022/2000
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6941/2000

Materiais: Bronze, granito e concreto.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Essa estátua foi produzida em tamanho real, a partir do financiamento do Grupo de Escoteiros Caiuás do Instituto Granbery, em1944, e faz parte das esculturas que se tornaram parte da paisagem do Parque Halfeld, praça com o maior número de monumentos na cidade.

Aos 14 anos, Caio Viana Martins ingressou no Grupo de Escoteiros  Afonso  Arinos, em Belo Horizonte. Após cinco meses do seu aniversário de 15 anos, em 1938, ele foi a uma excursão junto com seu grupo que os levaria a São Paulo. A viagem foi realizada de trem. Porém, na madrugada, entre as estações Sítio e João Aires, na altura do município de Antônio Carlos, o trem de passageiros se chocou contra um cargueiro que vinha na direção contrária. Dois dos 25 escoteiros morreram na hora. Outros se feriram gravemente. Como monitor da Patrulha Lobo Caio ajudou a fazer fogueiras para melhor visualizar as vítimas e a construir macas artesanais. Quando a equipe de socorro chegou ao local, não havia macas para todos, e o jovem, mesmo sentindo dores, recusou-se a ocupar uma delas. E disse a seguinte frase: “Um escoteiro caminha com as próprias pernas”, e seguiu andando rumo a Barbacena. Ele percorreu mais de 20 km a pé até chegar a um hotel, onde passou mal e foi levado a um hospital próximo. Ao examinarem perceberam que havia uma silenciosa hemorragia e este veio a falecer.

Dados: https://medium.com/@rodrigodecarvalho_77196/o-brasil-dos-her%C3%B3is-esquecidos-9fd740cb4816

Com apenas 15 anos, ele deu a vida para salvar seu grupo de escoteiros


tribunademinas.com.br/noticias/cultura/21-06-2020/conhece-a-historia-dos-monumentos-de-jf-especialistas-discutem-a-relevancia-das-nossas-estatuas–bustos.html
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *