Juiz de Fora – Monumento Menelick de Carvalho


Imagem: UFJF

O Monumento Menelick de Carvalho foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Monumento Menelick de Carvalho
Localização: Praça Menelick de Carvalho – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 5917/2005
Decreto de Tombamento: Decreto n° 9435, de 25/01/02

Materiais: Bronze, granito e concreto.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Inaugurado em 07/01/1967, localizado na Praça Menelick de Carvalho, bairro Santa Helena. Este foi planejado por Valdemar da Rocha Viana e executado por Silviano Frateschi. O monumento foi erigido por subscrição pública e auxílio da Prefeitura, devido a constituição de uma comissão formada por Nicolau Schuery, Luiz Brant Horta e Arcângelo Jcobuccci.

O monumento a Menelick de Carvalho destaca-se pela originalidade. Foi erigido dentro de um pequeno lago, hoje seco, que representa a represa construída por ele. Dentro deste tem um círculo sobre o qual foi colocado o busto, havendo ainda um plano inclinado em espiral, que parte da placa colocada fora do lago, em que está escrita a homenagem e vai até ao busto.

Fontes: Divisão de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Juiz de Fora. Guia de Bens Tombados de Juiz de Fora – Editora Expressão e Cultura, 2002.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *