Juiz de Fora – Monumento Oscar da Gama


Imagem: UFJF

O Monumento Oscar da Gama foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Monumento Oscar da Gama
Localização: Parque Halfeld – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 5917/2005
Decreto de Tombamento: Decreto n° 9435, de 25/01/02

Materiais: Alvenaria, bronze e granito.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: O monumento foi inaugurado no Parque Halfeld no dia 21 de junho de 1958. Saudoso cantor de “Flora Rubra”, ‘Luares e Noctâmbulo” e “Folhas Soltas”. Oscar da Gama fez falta nos círculos literários locais. A ideia de construir o busto foi lançada dois anos antes, na extinta Notícias, por Lindolfo Gomes.
A partir do surgimento desta ideia, iniciou-se os trabalhos para a realização do projeto. Deu-se início a uma subscrição popular, que buscou angariar fundos por meio de donativos. No final do ano, com uma animada quermesse no Parque Halfeld e três conferências no Salão da Real Sociedade Auxiliadora Portuguesa, foram reunidos os valores necessários para a confecção do busto.
A obra foi construída pelo artista José Caporalli. O busto foi colocado próximo à Gruta dos Amores.
A placa de mármore foi trabalhada pelos marmoristas Riolino e Sinatore e traz gravada em alto-relevo os seguintes versos:
Novo condor pela história
Através do áureo caminho
Irei fazer meu ninho
Lá nos píncaros da glória

Oscar da Gama nasceu em 1870 em Juiz de Fora, poeta, jornalista e comediógrafo, desapareceu em 1900, antes de completar 30 anos.
Fontes: Divisão de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Juiz de Fora. Guia de Bens Tombados de Juiz de Fora – Editora Expressão e Cultura,2002.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *