Lages – Catedral Diocesana


Imagem: Google Street View

A Catedral Diocesana de Lages-SC foi tombada por sua importância. A capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres foi edificada em 1766.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Catedral Diocesana
Localização: Praça João Ribeiro, s/n – Lages-SC
Número do Processo: Nº 271/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.462, de 23/11/2001

Descrição: Em 1768, Lages foi elevada a paróquia, sob o patrocínio de Nossa Senhora dos Prazeres e confiada aos padres diocesanos. A partir de 1891, a paróquia foi atendida pelos padres franciscanos, que também assistiam pastoralmente Campos Novos, São Joaquim e Curitibanos; mais tarde, assumiram as providências de organização da nova Diocese. Permaneceram na Catedral até o ano de 1971 quando a paróquia novamente passou ao clero diocesano. Em 1768, Lages foi elevada a paróquia, sob o patrocínio de Nossa Senhora dos Prazeres e confiada aos padres diocesanos. A partir de 1891, a paróquia foi atendida pelos padres franciscanos, que também assistiam pastoralmente Campos Novos, São Joaquim e Curitibanos; mais tarde, assumiram as providências de organização da nova Diocese. Permaneceram na Catedral até o ano de 1971 quando a paróquia novamente passou ao clero diocesano.

A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres em nossa região, é tão antiga quanto o início de nossa cidade. A pedido do então governador de São Paulo, D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão o Capitão-Mor Regente do Sertão de Curitiba, Antônio Corrêa Pinto de Macedo, iniciou uma povoação e capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, em 1766. A ordem de D. Luiz dizia o seguinte: “Porquanto tenho encarregado ao Capitão-Mor Regente Antônio Corrêa Pinto várias ordens, cujas substâncias de fundar uma povoação no sertão de Curitiba na passagem chamada das Lagens, à qual necessariamente se á de por nome para que entre as mais povoações desta capitania se distinga: ordeno ao dito Catitão-Mor Regente que logo que formar a referida povoação lhe ponha o nome de Vila Nova dos Prazeres, e da igreja Matriz da dita povoação será orago Nossa Senhora dos Prazeres, a quem tenho devoção especial por ser minha madrinha, e padroeira da minha casa, e morgado de Mateus de que sou administrador. Assim executará sem dúvida alguma”.

A invocação Nossa Senhora dos Prazeres busca sua origem em Portugal. Trazida pelos portugueses se encontra espalhada de norte a sul do País. O título Senhora dos Prazeres é o mesmo que Senhora da Alegria, Glória, Luz. A imagem que se encontra no interior da Catedral Diocesana é de madeira e veio das terras portuguesas. Tanto a Paróquia da Catedral, quanto a cidade de Lages e Diocese possuem Nossa Senhora dos Prazeres como Padroeira. Esta Paróquia foi fundada em 1767.
Fonte: Site da instituição.

Descrição: Construída entre 1912 e 1922 em pedra arenito da região e estilo neogótico. Permanece como um marco histórico da cidade de Lages. Possui duas torres com cúpulas em forma piramidal e oitavada, cobertas com folhas de cobre. Foi construída com o apoio da comunidade, que contribuiu com dinheiro, trabalho, joias e terras.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Rede social
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.