Laranjeiras do Sul – Residência do Vice-Governador do Território do Iguaçu


Imagem: CPC

A Residência do Vice-Governador do Território do Iguaçu é uma construção com estrutura autônoma de madeira e paredes de tábuas sobrepostas, fixadas horizontalmente.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Residência do Vice-Governador do Território do Iguaçu
Localização: R. Honório Babinski, esquina com R. Otavino do Amaral – Laranjeiras do Sul-PR
Número do Processo: 03/89
Livro do Tombo: Inscr. Nº 95-II
Uso Atual: Casa da Memória e Cultura

Descrição: Laranjeiras do Sul surgiu no século XIX como povoado de beira de estrada, pouso para os viajantes que se deslocavam dos campos de Guarapuava para as fronteiras com o Paraguai e Argentina e, ao mesmo tempo, posto estratégico para o controle do Oeste paranaense.
Assim recebe em 1898 a categoria de distrito policial, e alguns anos depois a denominação de colônia Marechal Mallet. Em 1943 é elevada à categoria de capital do recém criado Território Federal do Iguaçu. Com a extinção desse território em 1946, é fundado o município de Laranjeiras do Sul.
Essa casa, com 175 metros quadrados de área construída, foi edifica para servir como residência ao vice-governador do então Território. É uma construção com estrutura autônoma de madeira e paredes de tábuas sobrepostas, fixadas horizontalmente.
Destaca-se à frente da casa o avarandado, fechado em época recente por caixilharias de madeira e vidro. A cobertura, em telhas francesas, se desdobra em várias seções de duas e quatro águas, sobre os amplos espaços internos, entre os quais sobressai a sala principal, forrada em madeira.
Fonte: CPC.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Espirais do Tempo


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *