Linhares – Farol do Rio Doce


Imagem: SeCult-ES

O Farol do Rio Doce, em Linhares-ES, foi construído pela Marinha em 1895.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Farol do Rio Doce
Localização: Linhares-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução nº 5/1998
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 187, folhas 31v e 32

Descrição: Construído pela Marinha em 1895 na margem norte do Rio Doce, tendo sido transferido para a margem sul doze anos depois.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: Patrimônio cultural tombado pelo Governo do Espírito Santo desde 1998, o Farol do Rio Doce, instalado em Regência, está sendo restaurado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Linhares, Governo do Estado e Associação de Moradores de Regência (AMOR). O serviço é um desejo antigo dos moradores e visitantes da vila. A devolucão do farol revitalizado será realizada dia 5 de junho, a partir das 18 horas, em frente à cúpula do Farol.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Roberto Cordeiro, foram investidos R$ 52 mil para a realização de serviços de remoção de ferrugem, troca de peças danificadas pela ação do tempo e aplicação de produtos anti-ferrugem. “Além de melhorar as condições do farol, a reforma contribui para a manutenção da história do município tendo em vista que o Farol está diretamente ligado à história do próprio Caboclo Bernardo”, afirma o secretário.
Construída pela Marinha, oficialmente chamado de Farol do Rio Doce, a estrutura foi instalada em Regência no dia 15 de novembro de 1895. O farol têm 30 metros de altura, lentes refletoras e mecanismos de iluminação, que sinalizavam para embarcações situadas em uma área de até 17 milhas da costa. Em 1998, o monumento foi tombado pelo Governo do Estado. Em 1998, a Associação de Moradores de Regência pede o tombamento do farol, alegando ser ele o representante de toda transformação geográfica, histórica, cultural e econômica do Rio Doce e da Vila de Regência. A associação temia a derrubada do antigo farol pela Marinha para a construção de um novo.
O naufrágio do “Imperial Marinheiro” – Na madrugada de 7 de setembro de 1887, uma noite de tempestade com mar revolto, o Cruzador Imperial Marinheiro, que se dirigia em comissão de sondagem a Abrolhos, chocou-se contra o pontal sul da barra do rio Doce, a cerca de 120 metros da praia do povoado de Regência. Um escaler com doze tripulantes foi baixado para buscar socorro em terra; destes, apenas oito chegaram à praia. A população de Regência mobilizou-se para tentar auxiliar a tripulação do cruzador que naufragava, mas pouco se podia fazer por causa do mar violento. Ao amanhecer do dia, Bernardo José dos Santos se dispôs a nadar até o navio levando um cabo de espia, por onde os tripulantes poderiam vir um a um, pendurados, até a praia.
Bernardo lançou-se quatro vezes ao mar, sendo arremessado de volta a terra pelas ondas. Na quinta tentativa, obteve sucesso e o cabo foi amarrado ao navio. Caboclo Bernardo, ao lado de três marinheiros do navio de guerra, participou de todo o processo do resgate, acompanhando os náufragos até a praia em um pequeno bote amarrado ao cabo. Graças aos esforços de todos, após cinco horas de luta, dos 142 tripulantes do “Imperial Marinheiro” salvaram-se 128. Não há registro se os corpos das 14 vítimas fatais foram ou não encontrados posteriormente.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Prefeitura Municipal


Comentários

  1. ludmila santana ribeiro |

    vou fazer um tela na minha escola do farol do rio doce , vai ficar top o desenho , gostei bastante desse patrimonio de linhares.!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.