Macaé – Palácio dos Urubus


Imagem: Prefeitura Municipal

O Palácio dos Urubus, em Macaé-RJ, foi tombado por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Palácio dos Urubus
Processo de Tombamento: E-03/16.512/78
Localização: R. Dr. Télio Barreto, nº 779 – Macaé-RJ
Tombamento Provisório: 12/12/1978

Descrição: Segundo observação de levantamento do Google Street View do ano de 2017, resta apenas a parede da fachada principal, em estado de completa ruína.
Fonte: Sandra Schmitt Soster.

Descrição: Há cerca de 30 anos o prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico, encontra-se abandonado. Para o Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) deve ser feita neste espaço uma réplica do Palácio dos Urubus. Mas, o prefeito tem toda a liberdade de negociar com o órgão e propor que se faça um local próprio ao interesse popular […].
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Sobrado construído por volta de 1870 em área de chácara, hoje inserido na malha urbana, destaca-se como importante monumento da cidade de Macaé. Arquitetura sóbria, senhorial, apegada à tradição luso-brasileira de construir e habitar. A edificação utiliza alguns elementos do vocabulário neoclássico sem, no entanto, alterar sua linguagem construtiva colonial. De aspecto compacto, fortalecido pelo volume prismático e a regularidade dos vãos, recebe um grande telheiro com as pontas em rabo-de-andorinha e terminando em beirais sobre a cornija. Um mirante rompe a cobertura e destaca-se no volume da edificação. Há muitos anos abandonado, o Palácio dos Urubus vem sofrendo um processo de arruinamento progressivo, apesar de diversas iniciativas do poder público.
Fonte: Inepac.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *