Maceió – Antiga Sociedade Perseverança


Imagem: Arquitetura alagoana

A Antiga Sociedade Perseverança, em Maceió-AL, foi tombada por sua importância cultural.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Antiga Sociedade Perseverança
Localização: Rua do Sol, nº 418 – Centro – Maceió-AL
Processo de Tombamento: 1101-842/2008
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 4.219, de 10/11/2009
Livro de Tombo dos Edifícios e Monumentos Isolados

Descrição: Fundada em março de 1879 sob o nome de “Sociedade Perseverança e Auxílio dos Caixeiros Viajantes de Maceió”, a associação que viria a constituir a Academia de Ciências Comerciais (atual Sindicato dos Empregados do Comércio de Alagoas) foi organizada por simples caixeiros que lutaram por melhores qualificações e desenvolvimento da classe. Sua primeira sede localizava-se em uma casa na Rua do Comércio, no centro da cidade de Maceió.
Com um caráter educativo e de instrução, a fim de promover o desenvolvimento de seus associados, foram abertas aulas inicialmente gratuitas de escrituração mercantil, francês, português e aritmética, sendo que em 1913 já atendia a 75 alunos.
A Perseverança era financiada somente com os fundos obtidos pelas mensalidades dos seus sócios que mantinham o “(…) museu comercial, secção numismática, secretaria e biblioteca com 2.350 volumes, considerada a terceira do estado.”(LIMA, 2001).
Além da casa na Rua do Comércio onde funcionava, a Perseverança e Auxílio ocupou “ um velho sobrado na praça D. Pedro II, […] até a segunda década do XX” (LIMA, F. p.173. 1976). Considerada “como a primeira experiência de ensino superior em terras alagoanas” por Sant’Ana (apud VERÇOSA, 1997), a academia possuía uma relação bastante próxima com seu beneficiador. As datas comemorativas de uma das instituições denotava a participação total do conjunto, transparecendo o prestigio que ambas se tratavam.
No ano de 1916 foi instalada oficialmente a Academia de Ciências Comercias de Alagoas, cuja inauguração se deu no ano seguinte, seguindo o estilo eclético vigente na época.
Fonte: Arquitetura Alagoana.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura
Arquitetura alagoana


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *