Maceió – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde


Imagem: Site da instituição

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) é responsável pelos cursos de graduação em Ciências Biológicas, bacharelado (diurno) e licenciatura (vespertino e noturno).

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde – ICBS/UFAL
Localização: Praça Afrânio Jorge, s/n – Prado – Maceió-AL
Processo de Tombamento: 2600-1373/2010
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 8.843, de 11/11/2010
Livro de Tombo dos Edifícios e Monumentos Isolados
Uso Atual: Museu de História Natural

Descrição: A Universidade Federal de Alagoas foi fundada em 25 de janeiro de 1961 (Lei no. 3.867), regulamentada pelo Decreto Lei no 53/66. A estrutura administrativa da UFAL foi reformulada em 2006, com a criação de Unidades de Ensino do Interior (UEI) e de novas unidades acadêmicas e o fim dos Departamentos Acadêmicos. Como resultado, hoje o Campus Maceió está organizado em 21 unidades acadêmicas, dentre as quais está o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), o responsável pela formação básica da graduação na área da saúde e pelos cursos de graduação em Ciências Biológicas, bacharelado (diurno) e licenciatura (vespertino e noturno).
A partir da reestruturação administrativa da UFAL, a organização acadêmica de cada curso ficou a cargo das respectivas coordenações, com todas as disciplinas sigladas por curso, sendo que as Unidades Acadêmicas passaram a ser as ofertantes de docentes para o atendimento da demanda acadêmica anual. A nucleação dos docentes nas unidades passou desde então a ser efetuada por setor de conhecimento, sendo que no ICBS, foram organizados os setores de: Biologia Celular e Molecular, Genética, Anatomia, Farmacologia, Fisiologia, Imunologia, Histologia & Embriologia, Práticas Pedagógicas, Microbiologia, Patologia & Parasitologia, Botânica, Biodiversidade, Ecologia e Conservação, além dos Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais (LABMAR). Por outro lado, manteve-se o Museu de História Natural, órgão suplementar, cujo corpo de pesquisadores está constituído essencialmente por docentes do ICBS, com seus laboratórios de pesquisa alojados neste órgão.
Fonte: Site da instituição.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura
Site da instituição
UFAL


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *