Maceió – Praça Marechal Floriano Peixoto


Imagem: Google Street View

A Praça Marechal Floriano Peixoto, em Maceió-AL, também conhecida como Praça dos Martírios, foi inaugurada no dia 24 de dezembro de 1908, já contando com iluminação elétrica.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Praça Marechal Floriano Peixoto
Localização: Praça Marechal Floriano Peixoto – Maceió-AL
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 38.309, de 09/03/2000

Descrição: A Praça dos Martírios foi inaugurada no dia 24 de dezembro de 1908, já contando com iluminação elétrica. Após a inauguração, a Praça exibia vinte postes de bronze e 40 bancos no estilo “art-noveau”. O destaque da nova praça era o monumento ao Marechal Floriano Peixoto, a presença do marechal na Praça era tão importante que logo ela deixou de ser dos Martírios para ser a Praça Floriano Peixoto. A Lei Municipal nº 28, de 21 de maio de 1914, foi assinada pelo intendente e farmacêutico Firmino de Aquino Vasconcelos.
A primeira reforma da Praça dos Martírios se deu 1936. No início dos anos de 1960, quando o Luiz Cavalcanti era o governador e Sandoval Caju o prefeito de Maceió, a Praça sofreu nova intervenção. Desta feita foi construída a Galeria Rosalvo Ribeiro, cuja cobertura funcionava como palco para espetáculos, além da instalação de uma fonte sonora e luminosa. A inauguração se deu no dia 16 de setembro de 1963. Em 2005 foi concluída a última reforma na Praça dos Martírios. As principais alterações dessa intervenção foram o fechamento da rua que ficava em frente ao palácio, transformada em pátio das bandeiras dos municípios alagoanos.
O Palácio Floriano Peixoto teve sua pedra fundamental lançada em 14 de setembro de 1893, mas só teve as obras concluídas em 1902 e, coroando as festividades da Emancipação Política de Alagoas, em 16 de setembro de 1902, o Palácio foi inaugurado, com a presença expressiva da comunidade local. Em 1947, por meio do Decreto Estadual n° 417, de 17 de outubro, assinado pelo governador Silvestre Péricles de Góes Monteiro, o edifício oficial, residência e palácio do governo, passa a denominar-se Palácio Floriano Peixoto.
Desde o ano de 2006, o prédio é sede do Museu Histórico de Alagoas, sua inauguração oficial ocorreu no dia 18 de maio de 2006, durante o mandato do vice-governador Luiz Abílio de Souza Neto. O Museu é hoje parte integrante do “conjunto arquitetônico dos Martírios”, tombado pelo Patrimônio Estadual, através do Decreto n° 38309, de 09 de março de 2000.
O acervo do Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA), é constituído basicamente do mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, de quadros dos pintores alagoanos.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.