Manaus – G. E. Euclides da Cunha


Imagem: IDD.

O G. E. Barão do Rio Branco, em Manaus-AM, foi criado em 1926 pelo presidente do Estado, Ephigênio de Salles. Composto por quatro turmas.

CEDPHA – Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas
Nome Atribuído: Grupo Escolar Euclides da Cunha
Localização: Av. Carvalho Leal, esquina com Av. Ipixuna – Centro – Manaus-AM
Processo de Tombamento: Decreto Nº 5.218, de 03/10/1980

Descrição: A Escola Estadual Euclides da Cunha foi criada em 1926 pelo presidente do Estado, Ephigênio de Salles (Decreto 14, de 24 de março daquele ano). Composto por quatro turmas, recebeu a denominação inicial de Grupo Escolar Guerreiro Antony em homenagem ao político amazonense Antônio Guerreiro Antony, ex-vice-governador do Estado.
Instalada de maneira improvisada em um prédio cedido pela Prefeitura – onde, à época, existia a Feira Municipal da Cachoeirinha e hoje abriga o Mercado Municipal Walter Rayol, na avenida Sete de Setembro –, sua inauguração ocorreu em 3 de maio de 1926. Quando da sua instalação nesse local, ali também já funcionava outra instituição de ensino: a Escola de Aprendizes Artífices, atual unidade sede do Ifam.
Em 1927, esse Grupo Escolar foi transferido para a sua sede definitiva, na avenida Carvalho Leal, também no bairro Cachoeirinha – seu endereço atual –, onde, àquela época, funcionava o Departamento de Saúde Pública do Estado.
Vale lembrar que nesse prédio construído pelo governador Eduardo Ribeiro em 1896 já havia funcionado, entre 1905 e 1906, a Escola Complementar Masculina.
A denominação Euclides da Cunha foi estabelecida no ano de 1931 pelo interventor Rogério Coimbra e presta homenagem ao romancista e jornalista Euclides Rodrigues da Cunha. Três anos depois, em 4 de agosto de 1934, foi instalado, anexo a esse Grupo Escolar, o Jardim de Infância Alexandre Rayol.
Apesar das reformas e reparos sofridos ao longo de sua existência, o centenário prédio dessa Escola – tombado como Monumento Histórico do Estado do Amazonas por meio do Decreto 11.192, de 14 de junho de 1988 – mantém as suas características arquitetônicas originais até os dias de hoje.
A Escola Estadual Euclides da Cunha possui, atualmente, um pavimento com seis salas de aula e oferece o Ensino Médio.
Fonte: IDD.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
IDD


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.