Manaus – G. E. Saldanha Marinho


Imagem: IDD

A história do G. E. Saldanha Marinho, em Manaus-AM, inicia em 1901, com a instalação da Escola Modelo, cuja finalidade era implantar um novo conceito de ensino primário.

CEDPHA – Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas
Nome Atribuído: Grupo Escolar Saldanha Marinho
Localização: R. Saldanha Marinho, esquina com R. Costa Azevedo, s/n – Centro – Manaus-AM
Processo de Tombamento: Decreto Nº 11.191, de 14/06/1988

Descrição: A história dessa Escola inicia em 2 de janeiro de 1901 com a instalação da Escola Modelo, cuja finalidade era implantar um novo conceito de ensino primário.
Criado no governo de Silvério Nery, esse estabelecimento de ensino ficou conhecido como Escola Modelo da rua Saldanha Marinho e funcionou até 1904, quando foi extinto. Nesse último ano de atividade, dividiu as suas instalações com a Escola Normal, atual IEA, que ali ficaria até 1907.
No ano de 1908, com a denominação Grupo Escolar Saldanha Marinho, voltou a funcionar no seu local de origem, sendo dirigido pela professora Júlia Bittencourt. Entre 1910 e 1913, o Saldanha Marinho abrigou a Escola Universitária Livre de Manáos. Nesse período, as aulas das duas instituições aconteciam em horários distintos.
O prédio dessa Escola passou por diversas reformas e foi praticamente reconstruído em 1957, quando ganhou as características atuais.
Decorridas três décadas, em 1988, por meio do Decreto 11.191, de 14 de junho, esse edifício – situado na rua Saldanha Marinho, n. 717, Centro – foi tombado como Monumento Histórico do Estado.
Em fevereiro de 1998, na administração do governador Gilberto Mestrinho, a Escola foi reformada e, atualmente, seu prédio possui seis salas de aula, distribuídas em apenas um pavimento. Oferece o Ensino Fundamental.
Fonte: IDD.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IDD


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.