Manaus – Instituto Benjamin Constant


Imagem: IDD

O Instituto Benjamin Constant, em Manaus-AM, é uma construção do final do século XIX, em estilo eclético, que recebeu vários usos.

CEDPHA – Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas
Nome Atribuído: Instituto Benjamin Constant
Localização: R. Ramos Ferreira, nº 1609 – Centro – Manaus-AM
Processo de Tombamento: Decreto Nº 11.038, de 12/04/1988

Descrição: Construção do final do século XIX, em estilo eclético, recebeu vários usos: palacete do Barão de São Leonardo, museu botânico, orfanato Instituto Benjamin Constant. Atualmente é unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas.
Fonte: Iphan.

Descrição: Autorizado pela Lei 643, de 2 de junho de 1884, o presidente da Província, Theodoreto Souto, criou uma instituição destinada a oferecer os ensinos primário, moral e doméstico para meninas órfãs e pobres.
Inaugurada no dia 10 de julho, na rua Nove de Novembro, atual Lauro Cavalcante, recebeu a denominação Azylo Orphanológico Elisa Souto em homenagem à esposa daquele presidente. Para regente desse asilo, foi nomeada Eulália Fernandes Rêgo Monteiro.
A reforma do ensino público realizada pelo presidente provincial Adolpho de Vasconcelos, em 1886, determinou que a Escola Normal Feminina e o asilo funcionassem no mesmo local. Em razão disso, alugou-se um prédio, de Alfredo Sérgio Ferreira, na rua da Independência, atual Frei José dos Inocentes. A mudança ocorreu no dia 12 de abril daquele ano.
O asilo orfanológico ficou nesse local até 1º de agosto de 1888, quando foi transferido para o palacete do Barão de São Leonardo, na rua Ramos Ferreira, adquirido na administração de Theodoreto Souto para abrigar o Museu Botânico.
Em 26 de abril de 1892, pelo Decreto 11, o governador Eduardo Ribeiro extinguiu o asilo e criou o Instituto Benjamin Constant, com igual finalidade. O nome do Instituto foi uma homenagem a Benjamin Constant Botelho de Magalhães, conhecido como Fundador da República e primeiro titular do Ministério da Instrução Pública.
A administração desse novo estabelecimento escolar ficou a cargo das irmãs da Congregação Filhas de Sant’Anna, que chegaram a Manaus em 1893, vindas da Itália. A primeira superiora a reger o Benjamin Constant foi sóror Ana Aquilina Gilardini, que assumiu em 4 de maio daquele mesmo ano.
Vale ressaltar que, apesar desse Instituto ser gerenciado pelas Filhas de Sant’Anna, também havia um diretor laico. O primeiro deles foi o desembargador Luiz Duarte da Silva, nomeado pelo Governo do Estado.
A partir de 1900, ficou facultado às alunas do Instituto que concluíssem o curso com bom aproveitamento o direito a se matricularem na Escola Normal e serem nomeadas professoras do interior do Estado, mediante concurso.
Na administração estadual de Ephigênio de Salles, inaugurou-se, nesse estabelecimento de ensino, em 29 de julho de 1929, uma capela em honra à Sant’Anna, ampliada na década de 40. O Teatrinho Santa Rosa foi instalado em 1930.
O governador Danilo Areosa, em 1969, desativou o Instituto e, em seu lugar, instalou a Fundação Educacional do Amazonas, responsável, à época, pela administração dos ensinos de nível médio e primário. O Benjamin voltaria a funcionar somente no governo de João Walter de Andrade, porém não mais como internato e, sim, como uma escola de regime misto.
Em 1997, a Escola Estadual Benjamin Constant passou a funcionar em um edifício alugado, na travessa Frei Lourenço, n. 33, onde veio a encerrar suas atividades em 2001.
Por meio do Decreto 11.190, de 14 de junho de 1988, o prédio dessa instituição de ensino – na rua Ramos Ferreira, n. 991, Centro – foi tombado pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas – CEDPHA.
Na década seguinte, em 1998, esse prédio histórico recebeu a instalação do Centro de Informática Benjamin Constant – Ceinfor, desativado em 2003 e substituído, no outro ano, pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – Cetam. Essa unidade do Cetam foi denominada Instituto Benjamin Constant e funciona até os dias atuais.
Fonte: IDD.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
IDD
Site da instituição


8 comments

  1. Suzete Grana Vilaça |

    Boa noite, sou de Manaus, estudei nesse colégio há muitos anos atrás, preciso urgente do meu certificado de conclusão do Ensino Fundamental, hoje moro em São Paulo, como faço para adquirir esse documento?

    1. Bom dia,
      Sugerimos que entre em contato diretamente com a instituição.
      Os telefones que encontramos online são: (92) 3878-7471 e (92) 3878-7474
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. Boa tarde me chamo Silene Menezes de Menezes
    Há mais de vinte anos concluí meu ensino médio nessa instituição. Estou precisando do certificado de conclusão e histórico escolar. Vcs podem me ajudar?
    Grata

  3. Quem estudou na antiga escola Bemjamin Constant e porventura desejar adquirir documentos antigos. Procure o setor de escolas extintas da Seduc

  4. Anny Kelly |

    Boa tarde, gostaria de ver fotos do ano de 1979, onde posso conseguir? Estou fazendo uma pesquisa de Descendência, procuro alunos dessa escola Arnaldo, conhecido como Arnaldinho e Selma, se houver alguma informação ficarei bem grata.

  5. herculis rolins torres |

    Fui professor de Física e Matemática nos anos de 1991 a 1992. Tive bons momentos nessa escola com professor, ainda que muito jovem na epóca.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.