Manaus – Teatro Amazonas


Imagem: José Zamith

O Teatro Amazonas foi construído entre 1884 e 1896, em um período quando a cidade possuía apenas cem mil habitantes.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Teatro Amazonas
Localização: Manaus-AM
Número do Processo: 693-T-1963baixar pdf
Livro do Tombo Histórico: N inscr. 390, de 20/12/1966

Prefeitura Municipal de Manaus-AM
Nome atribuído: Centro Antigo de Manaus e Sítio Histórico de Manaus
Localização: Centro – Manaus-AM
Decreto de Tombamento: Lei Orgânica do Município de Manaus, de 05/04/1990 – 432
   § 1º

Descrição: A sua construção provocou controvérsias, pois a cidade contava apenas com cem mil habitantes. A prosperidade causada pelo ciclo da borracha fez com que a sociedade local, influenciada pelos hábitos europeus, exigisse um espaço para ver e ser vista. A obra foi iniciada em 1884, tomando maior impulso por uma lei, de 1892, que oferecia facilidades a artistas brasileiros e estrangeiros que quisessem se fixar em Manaus. O teatro foi inaugurado em 1896, em estilo neoclássico sofrendo influência do ecletismo de fins do século XIX.

O projeto arquitetônico foi elaborado pelo Liceu de Engenharia de Lisboa, da autoria de B.A. de Oliveira Braga. A decoração interna ficou a cargo de Crispim do Amaral, Domenico de Angelis, Silvio Centofanti, Adalberto de Andreis e Francisco de Alegini e a decoração externa por Henrique Mazzolani. A pintura abobadada do salão nobre é de Domenico de Angelis, assim como o quadro representando “A Glorificação das Belas Artes na Amazônia”, que enfeita o plafond do teatro. A pintura à maneira de gobelins nunca tinha sido reproduzida em tapeçaria e é considerada uma das mais belas do acervo brasileiro.

A construção do teatro apresentou soluções avançadas para a época destacando-se a estrutura metálica da cobertura incluindo a cúpula. Devido à dificuldade de importação de materiais nobres, as colunatas, alisares, óculos e balaústres foram feitos de cimento, alvenaria e reboco, mas preparados para parecerem mármore e outros materiais nobres. A cúpula é revestida externamente em cerâmica policromada, com telhas em escamas e áreas em vidros coloridos.

O teatro foi tombado em 1966, sendo o primeiro monumento tombado em Manaus pelo Patrimônio Histórico. Foi reformado em 1929, 1962 (ou 1964), 1974, 1985, 1990 e 2001 quando recebeu uma restauração nas argamassas das fachadas e pintura. Na administração de Efigênio de Sales o edifício sofreu alterações internas. Foram retirados os sete camarotes frontais da segunda ordem, construindo-se aí, uma arquibancada, encimada por uma grande concha estilizada. Também houve supressão de paredes internas, que separavam dois corredores longitudinais e contínuos às frisas da primeira ordem. Ampliou-se o local da orquestra e foram feitas obras de estuque e pintura no vestíbulo e corredores. Nos anos 60 foi pintado de rosa, sua cor original. Em 1974, algumas alterações foram restauradas. Aldo Calvo fez o restauro da cenografia, todas as construções foram demolidas e removidas, preservando apenas as paredes externas. Foram construídos 20 camarins além de dependência de serviço, passarelas, acessos, escadas, sanitários e um bar. O forro da orquestra se tornou móvel, capaz de elevá-la ao nível do espetáculo. O edifício agora é pintado de rosa e branco.

Em 1985, seu estado era de abandono e seu palco servia para formaturas e ensaios de grupos que ajudavam no caminho da deterioração. Não existia vigilância e muitos bens foram depredados e até mesmo roubados. Passou então por quatro anos de reformas sendo reinaugurado em 1990.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia
cultura.am


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.