Mangaratiba – Chafariz


Imagem: Google Street View

O Chafariz em Mangaratiba – RJ foi tombado por sua importância histórico e cultural.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Igreja Nossa Senhora de Santana, em Itacuruçá. Chafariz na esquina da Rua Coronel Moreira da Silva. Bebedouro da Barreira na Estrada de São João Marcos.
Processo de Tombamento: E-03/30.914/79
Localização: Esquina da R. Cel. Moreira da Silva – Mangaratiba-RJ
Tombamento Provisório: 12/06/1980
Tombamento Definitivo: 26/01/1983

Descrição:
Fonte: –

Histórico do município: Mangaratiba possui um vasto patrimônio histórico-cultural. Sob a herança de um passado escravagista, entende-se que Mangaratiba foi essencial no Brasil Imperial. A história do município está marcada em cada ruína. Um exemplo claro é o Parque Arqueológico das Ruínas do Saco de Mangaratiba. Lá encontram-se as ruínas de um teatro e armazéns de café. O local, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), abriga a história de um antigo povoado onde funcionava, no meado do século XIX, um dos mais movimentados portos do país.
Outros pontos históricos são o Parque Arqueológico e Ambiental das Ruínas da Praia do Sahy; o Marco Jesuíta que encontra-se caído no mar, na divisa entre Itaguaí e Mangaratiba; a Galeria da Cachoeira dos Escravos ( no distrito de Serra do Piloto) e o sítio histórico do Engenho de Salvador Correia de Sá, a primeira construção em solo mangaratibense (no distrito de Muriqui), datado por volta de 1598.
Fonte: Prefeitura Municipal.

CONJUNTO:
Mangaratiba – Bebedouro da Barreira
Mangaratiba – Chafariz
Mangaratiba – Igreja Nossa Senhora de Santana

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *