Mariana – Igreja Matriz de São Caetano


Imagem: Iphan

A Igreja Matriz de São Caetano, hoje Monsenhor Horta, distrito de Mariana-MG, teve sua construção iniciada em 1730, por iniciativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Matriz de São Caetano
Localização: Distrito de Monsenhor Horta – Mariana-MG
Número do Processo: 340-T-
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 411, de 25/05/1953
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A Igreja Matriz do arraial de São Caetano, hoje Monsenhor Horta, distrito de Mariana, teve sua construção iniciada em 1730, por iniciativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Parcialmente concluída em 1742, suas obras e trabalhos de decoração se estenderam ao longo dos séculos XVIII e XIX. Chama a atenção o fato de, em local de população tão pobre, se ter construído um templo bem opulento, com seu interior ricamente decorado, por talhas douradas, em cuja construção se empregaram artistas e artífices diversos de esmerada mão-de-obra. A planta organiza-se segundo o esquema típico das construções da primeira metade do século XVIII, com nave e capela-mor ladeadas por corredores e sacristia localizada em sua parte posterior. Lateralmente à capela-mor, em um dos corredores, encontra-se a Capela do Santíssimo, certamente instalada em época posterior à construção.
O aspecto externo da Matriz de São Caetano é simples, sem especial valor artístico. A fachada é comum, de aspecto pesado, com duas torres baixas. O frontão, liso na face, é recortado superiormente, apresentando partes curvas e partes planas, arrematado no centro por uma cruz. No meio, fica o óculo redondo, envidraçado. O frontispício é decorado por uma portada artística, arrematada superiormente por interessante cimalha trabalhada. A fachada é provida de cunhais, pilastras e cimalhas. Há aí, duas sacadas simetricamente dispostas, providas de balaustradas e cimalhinha superior. A igreja possui telhados distintos nas alas laterais, na capela-mor e nos fundos.
O interior da igreja é decorado com primoroso conjunto de talha, ao gosto joanino, representado pelos retábulos do altar-mor – com a imagem do padroeiro São Caetano – dos laterais, onde se destacam o tipo de coroamento utilizado, dossel em alguns e conchas sobrepostas em outros, bem como pelo arco-cruzeiro profusamente ornamentado e pelos púlpitos encimados por dosséis coroados com aves. A mesa de comunhão é em balaustrada torneada em madeira escura. Contrastando com a exuberância da talha, a pintura é constituída por quatro painéis localizados nas paredes da capela-mor, atribuídos ao pintor D. Vicente José de Nicolta, que viveu durante muito tempo em Monsenhor Horta.
A igreja passou por obras gerais de restauração de 1983 a 1985, realizadas mediante convênio entre o IPHAN, Prefeitura Municipal de Mariana, com apoio do IEPHA /MG, as quais compreenderam uma reforma geral do telhado, reforma completa das cimalhas externas, reconstrução de paredes da capela-mor e do corredor lateral direito, reconstituição do reboco externo, restauração de esquadrias, nova instalação elétrica, substituição integral do forro, reforma nos pisos da capela-mor, nave, coro e corredores laterais, limpeza e pintura geral do monumento, de acordo com suas cores primitivas. Texto extraído de: IEPHA/MG. Superintendência de Documentação Histórica. Arquivo. SPHAN/Pró-Memória. Matriz de São Caetano Monsenhor Horta. 1985.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio Espiritual
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *