Minas Novas – Sobradão


Imagem: Iphan

O Sobradão, em Minas Novas-MG, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa na Av. Getúlio Vargas s/n, conhecida como Sobradão
Localização: Av. Getúlio Vargas, s/n – Minas Novas – MG
Número do Processo: 597-T-1959
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 28, de 25/09/1959

Descrição: Construção de grandes dimensões, pouco usuais para uma estrutura em madeira e taipa, é formado por um único bloco em quatro pavimentos. Sabe-se que foi construído em 1821 e que serviu por muito tempo de sede do Fórum da comarca de Minas Novas. É um interessante exemplar da arquitetura popular do seu período.
Fonte: Iphan.

Descrição: O Sobradão foi construído em 1821 e é um dos mais originais exemplares de arquitetura do período colonial. Formado por um bloco de construção, com quatro pavimentos, estrutura em madeira e taipa, suas dimensões eram incomuns para a época. A fachada considerada como principal apresenta quatro portas de loja no térreo, em vergas alteadas e vedação tipo calha. Nas laterais, há mais 59 janelas, três portas de loja e a porta principal de acesso aos andares superiores, de altura incomum, atingindo o segundo pavimento.
Apesar de todas as pesquisas realizadas, não se apurou qual a destinação inicial do prédio. Sabe-se, entretanto, que ele já teve função pública em Minas Novas, como sede do Fórum da Comarca. Quando o Deputado Gabriel de Paula Fonseca, em 1856, apresentou à Assembléia Geral do Império, projeto de lei propondo a criação da Província de Minas Novas, o Sobradão foi indicado para ser aproveitado como o Palácio do Governo. A Província, de acordo como o projeto apresentado, abrangeria parte do território do Sul da Bahia e do Norte-Nordeste de Minas Gerais, sendo capital a antiga Vila do Fanado, hoje Minas Novas.
O prédio acha-se assim intimamente ligado à história política da região. No ano 2010, Minas Novas completou 280 anos de autonomia como município, comemorados no dia 02 de outubro. Foi em data correspondente, no ano de 1730, que o arraial passou à categoria de Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Minas Novas do Araçuaí ou Vila do Bom Sucesso do Fanado de Minas Novas. Até 1757, Minas Novas pertenceu à Capitania da Bahia. O Conselho Ultramarino, por provisão de 04 de fevereiro de 1730, sujeitou a nova Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso das Minas Novas à Comarca do Serro, ficando assim vinculada judicialmente a Minas Gerais. Permaneceu, no entanto, subordinada à Bahia, nos planos administrativo, militar e eclesiástico. Só em 13 de maio de 1757 o território incorporado ao Governo da Capitania de Minas.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.