Monte do Carmo – Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Imagem: Secretaria Estadual

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Monte do Carmo-TO, foi construída em 1801 pelo Sr. João Ayres da Silva, pelo valor de 1.200 oitavas de ouro. A igreja abriga a imagem de Nossa Senhora do Carmo.

SEC-TO – Secretaria de Estado da Cultura
Nome Atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Localização: Monte do Carmo-TO

Descrição: Construída em 1801 pelo Sr. João Ayres da Silva, contratado pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, pelo valor de 1.200 oitavas de ouro. A igreja abriga a imagem de Nossa Senhora do Carmo.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

Descrição: A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça da Matriz no município de Monte do Carmo, foi tombada como Patrimônio Cultural do Estado do Tocantins, conforme publicação em Diário Oficial em ato inscrito em 25 de setembro de 2012, no Livro do Tombo Histórico e Etnológico e Livro do Tombo Arquitetônico, proporcionando valor histórico, arquitetônico e cultural à obra. A ação foi uma iniciativa da Secult – Secretaria de Estado da Cultura com o intuito de proteger, preservar e conservar este bem patrimonial do Tocantins.O superintendente de Patrimônio Cultural da Secult, Antonio Miranda, explica que “a Igreja de Nossa Senhora do Carmo reúne aspectos e símbolos característicos da identidade cultural do Estado do Tocantins”.
Ainda segundo Miranda, o tombamento teve início com abertura de processo no dia 2 de fevereiro deste ano, seguido de reuniões com a comunidade local e da continuidade do processo que se constituiu em um conjunto de documentos com fundamentação teórica que justificou o tombamento, seguindo metodologia básica de pesquisa, análise do bem cultural a ser protegido contendo as informações necessárias à identificação, conhecimento, localização e valorização do bem no seu contexto.IgrejaConstruída em 1801, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo conserva as características da arquitetura colonial, lembrando muitos aspectos de algumas igrejas do interior de Minas Gerais, construídas antes do advento do modernismo, com influências coloniais, onde predomina a imponência da instituição sobre o contexto em que está inserida.Com mais de 200 (duzentos) anos de existência, a igreja de Nossa Senhora do Carmo é um ponto de referência para a realização das manifestações culturais e religiosas do município, sendo motivo de orgulho do povo carmelitano. A igreja é ponto de partida e de encontro das folias ao Divino Espírito Santo, uma das maiores festas religiosas do município e do Estado do Tocantins. A Festa de São Sebastião e a Festa do Carmo, onde se comemora a padroeira, Nossa Senhora do Carmo, o Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário, em julho, é realizada em frente ao prédio da igreja.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: O turismo religioso também tem destaque na região Serras e Lago. A cidade de Monte do Carmo, a 89 km de Palmas, tem neste segmento seu principal atrativo e conta com um vasto calendário de festas e eventos. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é um símbolo arquitetônico da religiosidade de Monte do Carmo. Uma construção datada de 1801, de arquitetura simples, no centro da cidade. Uma herança viva das tradições da região. Em volta do templo há ruas estreitas, casas simples e antigas.
A Igreja de São Gonçalo que ficava no pé da serra do Carmo, era a igreja dos negros escravos, que ainda resiste ao longo do tempo testemunhando por suas ruínas.
As festas do município estão entre as mais tradicionais do Tocantins e as comemorações de maior destaque incluem a Festa do Divino Espírito Santo; da padroeira, Nossa Senhora do Carmo; de Nossa Senhora do Rosário e de São Sebastião.
Outra festividade marcante do município ocorre no Domingo de Páscoa – a Folia do Divino (Festa do Imperador) – na qual os foliões deixam Monte do Carmo e percorrem as cidades vizinhas, no chamado Giro das Folias. São 30 dias de visitas às fazendas para abençoar as famílias e recolher donativos para a festa. Depois eles retornam, e acontece o grande encontro das folias em homenagem ao Divino Espírito Santo, à Nossa Senhora do Carmo e do Rosário.
Fonte: Secretaria Estadual.

Histórico do município: Sua história data do período do “Ciclo do ouro no Brasil”, quando aventureiros adentraram os sertões à procura das minas. O bandeirante Manuel de Souza Ferreira, à procura de ouro pelo Vale do Alto Tocantins, deparou com essa localidade.
Autores como Brigadeiros Lísias Augustos Rodrigues, nos relatos de Pizzarro ao referendar as “Memórias do Rio de Janeiro”, fazia menções ao Arraial do Carmo, nos anos de 1738. Porem, alguns pesquisadores datam a sua fundação de 1741 e o historiador Luis Palacin a situa em 1746. Por essa razão, ainda não se determinou com exatidão a data do surgimento do povoado de Monte do Carmo. Cronologicamente, sua história se desenvolve com maior precisão e detalhes, quando a Rainha Maria I nomeia o Padre Faustino José da Gama, em 1870, para, no Arraial do Carmo, exercer serviços religiosos.
Sediado no sopé da Serra do Carmo, Padre Gama tornou-se o mais famoso senhor, “dono de muitos escravos e lavouras”.
Na sede do município, podem ser encontrados resquícios de muros e pedras e antigos casarões em ruínas que ficam em torno da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, como testemunhos do importante povoado minerador que foi Monte do Carmo. O Distrito de Monte do Carmo foi emancipado no dia 23/10/1963, e a sua instalação aconteceu em 10/01/1964, com a nomeação do prefeito Durval da Silva R. Barros, que permaneceu até a nomeação de Ademar Pereira da Silva, em 1965.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria Estadual
Noeci Carvalho Messias
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.