Monte do Carmo – Ruínas do Arraial do Carmo


As Ruínas do Arraial do Carmo (casa, igreja e diques), em Monte do Carmo-TO, foram construídas pelos escravos do padre Gama fizeram no sopé da Serra do Carmo.

SEC-TO – Secretaria de Estado da Cultura
Nome Atribuído: Ruínas do Arraial do Carmo
Localização: Sopé da Serra do Carmo – Monte do Carmo-TO

Descrição: A casa, igreja e diques que os escravos do padre Gama fizeram no sopé da Serra do Carmo. Padre Gama tinha sob seu comando cerca de 1200 escravos trabalhando na sua lavoura e no garimpo.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

Descrição: Monte do Carmo. É um município brasileiro do estado do Tocantins, a 89 quilômetros da capital do estado, Palmas. O município, com uma população estimada em seis mil habitantes, esta localizado na região central do estado, a uma altitude média de 295 m. Tem uma área total de 3.359,7 km² e uma densidade demográfica de 1.62 h/km². Monte do Carmo é um dos caminhos para o Jalapão e dispõe de rodovia asfaltada. A história de Monte do Carmo começa a partir do descobrimento das minas de ouro, na primeira metade do século XVIII. Prossegue em 1741 com a fundação do Arraial de Nossa Senhora do Carmo. Foi fundado pelo bandeirante Manuel de Sousa Ferreira, na confluência dos ribeirões: Matança hoje é córrego Água Suja (devido à lavagem do ouro), até o córrego Sucuri que abastece a cidade. Em 1836 deram-lhe o nome de arraial de Nossa Senhora do Carmo, 1911 foi denominado Carmo, em 1943 resolveram mudar para Tairuçu (palavra indígena), mas não durou muito, passou a se chamar Monte do Carmo em 1953.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Sua história data do período do “Ciclo do ouro no Brasil”, quando aventureiros adentraram os sertões à procura das minas. O bandeirante Manuel de Souza Ferreira, à procura de ouro pelo Vale do Alto Tocantins, deparou com essa localidade.
Autores como Brigadeiros Lísias Augustos Rodrigues, nos relatos de Pizzarro ao referendar as “Memórias do Rio de Janeiro”, fazia menções ao Arraial do Carmo, nos anos de 1738. Porem, alguns pesquisadores datam a sua fundação de 1741 e o historiador Luis Palacin a situa em 1746. Por essa razão, ainda não se determinou com exatidão a data do surgimento do povoado de Monte do Carmo. Cronologicamente, sua história se desenvolve com maior precisão e detalhes, quando a Rainha Maria I nomeia o Padre Faustino José da Gama, em 1870, para, no Arraial do Carmo, exercer serviços religiosos.
Sediado no sopé da Serra do Carmo, Padre Gama tornou-se o mais famoso senhor, “dono de muitos escravos e lavouras”.
Na sede do município, podem ser encontrados resquícios de muros e pedras e antigos casarões em ruínas que ficam em torno da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, como testemunhos do importante povoado minerador que foi Monte do Carmo. O Distrito de Monte do Carmo foi emancipado no dia 23/10/1963, e a sua instalação aconteceu em 10/01/1964, com a nomeação do prefeito Durval da Silva R. Barros, que permaneceu até a nomeação de Ademar Pereira da Silva, em 1965.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.