Natal – Centro Histórico


Imagem: Iphan

O Centro Histórico, em Natal-RN, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Centro Histórico de Natal
Localização: Natal-RN
Número do Processo: 1558-T-2008
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 15/11/2017

Descrição: O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, foi tombado pelo Iphan, em 2010, e engloba a Cidade Alta e parte do Bairro da Ribeira. Destaca-se, no conjunto, a importância histórica e paisagística do rio Potengi, para a cidade, e o fato de que ele ainda representa importante papel no transporte de mercadorias e pessoas. O conjunto, emoldurado pelo rio, compõe uma paisagem de grande importância para a memória potiguar, onde estão instalados a maior parte dos espaços culturais da cidade.
Grande parte da história social, econômica, política e urbana de Natal pode ser contada pelo conjunto tombado, que mescla uma malha urbana colonial a um conjunto arquitetônico de todas as épocas. Vários estilos – arquitetura civil colonial e barroca, edifícios ecléticos e modernistas – são encontrados no centro, onde está a grande maioria das edificações construídas no século XX, com exceção das igrejas do século XVIII e alguns monumentos do final do século XIX.
O patrimônio tombado é formado por cerca de 30 bens materiais, incluindo edificações de destaque do período colonial (em sua maioria) e um acervo de obras de arte sacra. O centro histórico possui um conjunto preservado com elementos urbanos do núcleo colonial e outros que evidenciam a trajetória de modernização da cidade, após a proclamação da República, em 1889. O Forte dos Reis Magos – tombado em 1949 – é o monumento histórico mais importante de Natal e marco inicial da história da cidade.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Iphan
Iphan
Monumenta, p. 172
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


4 comments

  1. Eu gostaria de me informar se o predio da igreja, que fica entre a Prefeitura de natal e o antigo predio onde funcionava a tributacao municipal ,que fica na rua Junqueira e que hoje se intitula Av. Camara Cascudo faz parte do Corredor Cultural e se encontra tombado ? E que se encontra em reforma.

    1. Equipe iPatrimônio |

      Boa noite,
      Encaminhamos a dúvida para o IPHAN. Assim que nos retornarem, responderemos à pergunta.
      Att.,
      Equipe iPatrimônio

  2. Famara de Souza Lemos |

    Olá, gostaria de saber quais ruas se inserem no cento histórico de natal. Procurei essa informação e não encontrei.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.