Natividade – Casa do Sr. Salvador José Ribeiro


A Casa do Sr. Salvador José Ribeiro de Natividade-TO foi sede da primeira escola pública da cidade, nos anos de 1831 – o Grupo Escolar D. Pedro II. A primeira professora foi a Sra. Georgiana Viana Torres.

SEC-TO – Secretaria de Estado da Cultura
Nome Atribuído: Casa do Sr. Salvador José Ribeiro (ten. Salvador)
Localização: Natividade-TO

Descrição: Foi sede da primeira escola pública de natividade, nos anos de 1831 – Grupo Escolar D. Pedro II, e teve como primeira professora a Sra. Georgiana Viana Torres.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

Descrição: Natividade é Patrimônio Cultural do Brasil, tombada em 1987 pelo IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, e faz parte do roteiro Histórico-Cultural do Estado, formatado pela Adtur. Fica na região turística Serras Gerais, no sudeste do Tocantins, a 218 Km da capital, Palmas. Está em processo de restauração de seus monumentos e residências, conservando e respeitando a importância do conjunto arquitetônico, ou de referências históricas, como as ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construção da segunda metade do século XVIII; as Igrejas de São Benedito e de Nossa Senhora da Natividade e prédios públicos onde funcionaram a primeira cadeia e o primeiro paço municipal. No centro histórico destaca-se o antigo Palácio do Governador, lugar onde residiu o ouvidor Joaquim Teotônio Segurado, um dos precursores do movimento de emancipação do Estado do Tocantins, no século XIX.
Fonte: Turismo.

Histórico do município: Situada no Sudeste do Tocantins, ao pé da Serra da Natividade, numa distância de 305 km da capital do Estado, nascida com a exploração do ouro e fundada por Antônio Ferraz de Araújo, sua origem remonta ao século XVIII, ligada ao Arraial de São Luiz, no alto da serra. Hoje restam apenas ruínas daquele fluente e rico garimpo de ouro.
O nascente arraial denominado São Luis recebeu seu nome em homenagem a Dom Luis de Mascarenhas, então governador da Capitania de São Luis e fundador da Vila Boa (atual cidade de Goiás – GO). O nome São Luis conservou-se, provavelmente até 1733, quando, em homenagem a Nossa Senhora da Natividade, o local passa então a ser chamado de Natividade. Em 1734, o português Manoel Rodrigues de Araújo transferiu o Arraial para o Sopé da Serra, local de melhor acesso, onde hoje situa a cidade.
Em 1831, Natividade foi elevada à categoria de Vila. Em 1834 contava com 300 casa e ruas guarnecidas de calçadas de laje e em 1° de julho de 1901, a vila ganhou o termo de Município de natividade, se desmembrado da Comarca de Porto Nacional, e em 23 de dezembro de 1905, pela influente atuação do Senador Fulgêncio Nunes da Silva, aconteceu à instalação da Comarca de Natividade.
Atualmente, Natividade tem o seu espaço urbano dividido em três zonas de usos específicos: Zona de Proteção Histórica, Zona de Proteção Ambiental, e Zona de Expansão. O conjunto arquitetônico é constituído pelas ruas estreitas de casarões e igrejas.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

MAIS INFORMAÇÕES:
Turismo
Turismo
Iphan


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.