Niterói – Biblioteca Estadual


Imagem: Emir Zar

A Biblioteca Estadual, em Niterói – RJ, possui um acervo de aproximadamente 40 mil itens.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Câmara Municipal na Praça da República. Fórum na Praça da República. Biblioteca Estadual na Praça da República. Monumento à República na Praça da República, incluindo-se todas as peças de bronze e cantaria que o integram.
Processo de Tombamento: E-03/18.213/78
Localização: Praça da República – Niterói-RJ
Tombamento Provisório: 30/01/1980
Tombamento Definitivo: 26/01/1983

Descrição: Biblioteca Pública de Niterói (BPN), anteriormente conhecida como “Biblioteca Pública Estadual Ministro Geraldo Bezerra de Menezes”, é uma importante biblioteca pública estadual situada na praça da República, sem número, no Centro de Niterói.
A biblioteca é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, tem gestão da organização social do Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Possui um acervo de aproximadamente 40 mil itens — livros, revistas, jornais, coleções, enciclopédias, biografias, artigos de jornais e documentos — e já constituiu-se como a principal biblioteca do antigo Estado do Rio de Janeiro. Por isso, conta com importante acervo de obras raras, principalmente concernentes à história e cultura do Estado do Rio de Janeiro, assuntos dos quais se encontram obras e documentos referentes aos séculos XVI, XVII e XVIII.
Fonte: Wikipedia.

Praça da República: Em 1913, o governador Oliveira Botelho e o prefeito Feliciano Sodré promoveram o projeto de obras de embelezamento e urbanização da área conhecida como “Campo Sujo” para dar lugar ao “Centro Cívico”. A partir do aterro do antigo Campo Sujo, com o desmonte do morro ao lado, construiu-se a Praça D. Pedro II. Em 1927, a praça foi reinaugurada como Praça da República e com seu monumento. Em 1970, o governador Geremias de Mattos decidiu construir no local o Tribunal de Justiça do Estado, que nunca foi concluído. A partir de 1978, houve grande mobilização da sociedade fluminense para a reconstrução da praça. Em 1989, o Governo do Estado determinou a implosão do esqueleto do prédio e a reconstituição da praça na sua forma original, sendo reinaugurada em 4 de dezembro de 1889.
Fonte: Prefeitura Municipal.

CONJUNTO DA PRAÇA DA REPÚBLICA:
Niterói – Câmara Municipal
Niterói – Fórum
Niterói – Biblioteca Estadual
Niterói – Monumento à República

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Wikipedia
Wikipedia


2 comments

  1. MARA NUBIA ARAUJO TEIXEIRA |

    Gostaria de saber como podemos usar o acervo para estudar? Podemos fazer cadastro para ter entrada livre? Precisa agendar? Tem como fazer uma carteirinha de acesso?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *