Niterói – Câmara Municipal


Imagem: Mapa da Cultura

A Câmara Municipal de Niterói-RJ faz parte do Conjunto da Praça da República, foi construída pela firma Meanda Curty e inaugurado em 1º de agosto de 1917.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Câmara Municipal na Praça da República. Fórum na Praça da República. Biblioteca Estadual na Praça da República. Monumento à República na Praça da República, incluindo-se todas as peças de bronze e cantaria que o integram.
Processo de Tombamento: E-03/18.213/78
Localização: Praça da República – Niterói-RJ
Tombamento Provisório: 30/01/1980
Tombamento Definitivo: 26/01/1983

Descrição: O prédio onde atualmente está instalada a Câmara Municipal é uma das edificações que compõem a Praça da República, conformando um Centro Cívico juntamente com a Delegacia de Polícia Civil, o Fórum, o Liceu Nilo Peçanha e a Biblioteca Estadual. Ele foi projetado para ser a sede da Assembleia Legislativa do antigo estado do Rio de Janeiro. Sua arquitetura é monumental como a dos modelos europeus imponentes, unindo traços neoclássicos e a ornamentação pesada do final do ecletismo.
O prédio foi construído pela firma Meanda Curty e inaugurado em 1º de agosto de 1917. Desde essa época, sediou a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro até 1975, quando, com a fusão dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro, a Câmara Municipal de Niterói passou a ocupar o edifício.
Fonte: Wikipedia.

Praça da República: Em 1913, o governador Oliveira Botelho e o prefeito Feliciano Sodré promoveram o projeto de obras de embelezamento e urbanização da área conhecida como “Campo Sujo” para dar lugar ao “Centro Cívico”. A partir do aterro do antigo Campo Sujo, com o desmonte do morro ao lado, construiu-se a Praça D. Pedro II. Em 1927, a praça foi reinaugurada como Praça da República e com seu monumento. Em 1970, o governador Geremias de Mattos decidiu construir no local o Tribunal de Justiça do Estado, que nunca foi concluído. A partir de 1978, houve grande mobilização da sociedade fluminense para a reconstrução da praça. Em 1989, o Governo do Estado determinou a implosão do esqueleto do prédio e a reconstituição da praça na sua forma original, sendo reinaugurada em 4 de dezembro de 1889.
Fonte: Prefeitura Municipal.

CONJUNTO DA PRAÇA DA REPÚBLICA:
Niterói – Câmara Municipal
Niterói – Fórum
Niterói – Biblioteca Estadual
Niterói – Monumento à República

FOTOS:

 MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Prefeitura Municipal
Wikipedia
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *