Nossa Senhora do Livramento – Relógio da Fonte Pública


Imagem: Prefeitura Municipal

O Relógio da Fonte Pública, na cidade de Nossa Senhora do Livramento-MT, foi tombado por sua importância cultural.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Relógio da Fonte Pública de Livramento (contempla Parte do Centro Histórico)
Localização: Av. Coronel Botelho, s/n – Centro – Nossa Senhora do Livramento-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 6/fev, de 12/7/2002

Descrição: O bicentenário aparelho de marcar as horas está estragado já alguns dias. Souza reconhece a importância que o monumento histórico representa para a pequena e pacata comunidade livramentense.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: O poço do relógio como é conhecido como “Fonte Pública”, foi idealizado, projetado e executado pelo Frei Salvador Rouquete, um francês que dedicou mais de trinta anos de sua vida a causa do povo livramentense. O monumento foi erguido com a finalidade de abrigar o poço ou “bica” que existia naquele local, pois, como se sabe naquela época a realidade era outra, pois nas residências não dispunham de água encanadas e serviam apenas algumas cisternas particulares e muitas outras “cacimbas” espalhadas pelas adjacências da cidade. É importante destacar que a construção do monumento foi fruto de um esforço conjunto do Frei Salvador Rouquete (Pároco local), do Bacharel Júlio Strubing Muller (Governador do Estado), de Dona Maria de Arruda Muller (Presidente da LBA), do Sr. Emiliano Monteiro da Silva (Prefeito Municipal), do Sr. Lecínio Monteiro da Silva (Deputado Estadual e Político de Renome no Estado). O monumento foi construído com uma mureta ao redor ee o clássico arco de ferro, de onde a corrente pedia para seu interior e era utilizada para a água. Ao fundo foi erguido um artístico mural de granito, com a inscrição em auto relevo”FONTE PÚBLICA”, encimado por um Relógio que muitos afirmam ter trazido da frança. A sua inauguração se deu no ano de 1945.
Fonte: Prefeitura Municipal e pesquisador Prof. Honório Galvão.

Descrição: Você sabia que a Fonte Pública onde fica o relógio em Livramento foi edificada quando a cidade dos papa-bananas detinha o nome de São José dos Cocaes?
Sim! Em 1730, paulistas descobriram ouro no Ribeirão Cocaes (hoje Cocais), a seis léguas de Cuiabá e a 13 quilômetros do local onde mais tarde se formou a primeira povoação, berço da futura cidade. As origens do município são garimpeiras.
O primeiro nome popular foi Cocaes, depois São José dos Cocaes, em referência ao rio e ao santo protetor. A Lei nº 11, de 26 de agosto de 1835, criou a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, alterando assim, o nome original de São José dos Cocaes.
O município foi criado pela Lei Provincial nº 598, de 19 de 1883. Porém, em 31 de dezembro de 1943, houve alteração na denominação, passando para São José do Cocaes. Tratava-se de retomar o primeiro nome da localidade.
Foi neste período (1945) que a Fonte Pública foi edificada. Na placa fixada no lugar, não denomina o dia, mais o ano sim: MCMXLV, sob o governo de sua Excelência – Bel. Julio Muller e Emiliano Monteiro, prefeito, Frei Salvador Rouquette Vigário e a Excelentíssima senhora – dona Maria de Arruda Muller ´- presidente da LBA, mandou erigir este monumento em benefício a população desta cidade de São José dos Cocaes – (ex-Livramento).
Após essa data, a Lei nº 179, de 30 de outubro de 1948, alterou o nome de São José dos Cocais para Nossa Senhora do Livramento, voltando à antiga denominação.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Secult-MT


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.