Nova Era – Igreja Matriz de São José


Imagem: Iphan

A Igreja Matriz de São José, em Nova Era-MG, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Matriz de São José
Localização: Nova Era-MG
Número do Processo: 475-T-
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 03/1953

Descrição: A Igreja Matriz de São José foi construída no século XVIII. É tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde 17/03/1953.
O altar-mor é de autoria de Francisco Vieira Servas, escultor e entalhador da época de Aleijadinho. A pintura do teto da Matriz São José, documenta o estilo rococó, na transição do séculos XVIII para XIX.
A planta se desenvolve a partir da nave, separada da capela-mor, pelo arco-cruzeiro. No pavimento superior ficam as tribunas e o consistório. No interior, a exuberante decoração em ouro, o conjunto de talhas e pinturas dos séculos XVIII e XIX, estilo rococó, impressionam, além da belíssima imaginária.
O conjunto tem nos altares as imagens de São Francisco, Sant’Anna, São João Batista, São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. No altar-mor destaca-se a imagem do padroeiro São José. Possui uma curiosidade arquitetônica, em um de seus altares colaterais o camarim é subdividido em dois níveis que recebem Santana Mestra e São Francisco, exemplo único no Brasil.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.