Nova Friburgo – Parque São Clemente e Casa


Imagem: Google Street View

O Parque São Clemente e a casa sede foram propriedade do Barão de Nova Friburgo. Projeto de Auguste Marie Glaziou, da segunda metade do séc. XIX.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa e Parque da Cidade
Outros Nomes: Jardim Parque São Clemente
Cidade: Nova Friburgo-RJ
Localização: Av. Conselheiro Júlio Arp, nº 140 – Nova Friburgo – RJ
Número do Processo: 444-T-1951
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 440, de 28/11/1957
Uso Atual: Nova Friburgo Country Club
Observações: A inscrição abrange o lote V com chalé e benfeitorias, com a superfície de 25.880 metros quadrados, e o lote VI, e benfeitorias, com a superfície de 168.370 metros quadrados, assinalados na planta do conjunto constante do processo de tombamento.

Descrição: O Parque São Clemente, assim como sua casa sede, foi propriedade do Barão de Nova Friburgo e resultou do projeto do botânico e paisagista francês Auguste Marie Glaziou, da segunda metade do século XIX. Em 1913, foi a propriedade adquirida por Eduardo Guinle, que reformou o parque e a casa, e ampliou a área ajardinada, obedecendo, em tudo, ao risco original. O parque apresenta feição romântica, característica dos jardins do século passado, com lagos, rios e ilhas de traçado caprichoso, com pontes metálicas e uma vegetação variada em que se intercalam áreas densas de árvores de porte, maciços de arbustos e renques de bambus. Nos trechos planos que margeiam o caminho de entrada foram edificadas as instalações sociais e esportivas do clube instalado no Parque São Clemente. Edificação típica da segunda metade do século XIX, desenvolve-se em torno de um pátio central, coberto por claraboia de vidro e estrutura metálica, e contornado por galerias, onde as colunas – bases, fustes e capitéis – e os arcos apresentam-se revestidos de louça esmaltada. Ao centro do pátio, uma bacia de chafariz igualmente de louça.
Fonte: Iphan.

CONJUNTO:
Nova Friburgo – Parque São Clemente e Casa
Nova Friburgo – Hotel do Parque São Clemente

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
A Casa senhorial
Arquitextos
Archdaily
Casa Rui Brabosa
Secretaria de Estado da Cultura


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.