Nova Friburgo – Imóvel à Praça Getúlio Vargas, n° 84


Imagem: Google Street View

O Imóvel à Praça Getúlio Vargas, n° 84 foi tombado pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo-RJ por sua importância cultural para a cidade.

DPHAC – Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Imóvel à Praça Getúlio Vargas, n° 84
Localização: Praça Getúlio Vargas, n° 84 – Nova Friburgo-RJ
Resolução de Tombamento: Lei Municipal nº 3.794 de 25/11/2009

Descrição: O sobrado de nº 84 está situado à Praça Getúlio Vargas, e implantado no alinhamento do logradouro.

TIPOLOGIA: Este exemplar de arquitetura destaca-se sobretudo pela fachada frontal, diretamente aberta sobre a calçada. O piso térreo, já modificado, mantém vãos de portas abertos para atender a loja comercial ali instalada. Sobrado com dois pavimentos em alinhamento com o logradouro. Telhado embutido na platibanda. A solução da fachada com um vão apresentando verga com decoração triangular ao centro e dois panos laterais que se repetem. Quanto a tipologia, apresenta singularidade estilístico-formal com o ecletismo.

HISTÓRIA: No local situava-se a casa colonial n°57; depois, em 1895, o Jornal A gazeta de Friburgo; em 1910, a farmácia Guarilha, e farmácia Central em 1920. O Hotel Central fecha as portas em agosto de 1960 para obra. No ano de 1870, esta casa tinha a seguinte descrição: 2 portas e 3 janelas de frente, assoalhada e coberta de telhas e uma porta nos fundos. O sobrado atual foi construído pelos irmãos Jannuzi, em 1906. Antonio Jannuzzi foi um construtor italiano que atuou no Rio de Janeiro, nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX. Trata-se de um dos grandes personagens no cenário da arquitetura carioca da época, pois esteve envolvido em projetos e obras de grande vulto, tais como os edifícios da antiga Avenida Central e suntuosos palacetes em bairros nobres da cidade do Rio de Janeiro e outras cidades do Estado como Petrópolis, Valença e Nova Friburgo. Antonio Jannuzzi possuía uma empresa, a Antonio Jannuzzi & Cia, criada em 1875, que atuava como um escritório de arquitetura e construtora, incluindo oficinas e depósitos de materiais de construção. Através de um anúncio, publicado na revista Architectura no Brasil em 1923, percebe-se a variedade de serviços oferecidos pela Antonio Jannuzzi & Cia.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *