Nova Friburgo – Imóvel à R. Augusto Spinelli, n° 154


Imagem: Google Street View

O Imóvel à R. Augusto Spinelli, n° 154 foi tombado pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo-RJ por sua importância cultural para a cidade.

DPHAC – Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Imóvel à R. Augusto Spinelli, n° 154
Localização: R. Augusto Spinelli, n° 154 – Nova Friburgo-RJ
Resolução de Tombamento: Tombamento provisório INEPAC

Descrição: O prédio nº 154 está situado à Rua Augusto Spinelli, e implantado recuado ao alinhamento do logradouro, e com recuo em relação as quatro faces do terreno.

TIPOLOGIA: Este exemplar de arquitetura tem uma composição de fachada bem característica dos projetos dos irmãos Jannuzi. A solução de fachada com um vão apresentando frontão curvo ao centro e dois panos laterais que se repetem. Residência térrea, a qual encontra-se solta nas quatro faces do terreno, e com telhado embutido na platibanda.

HISTÓRIA: Construída pelos irmãos Jannuzi em 1892, a mando de um fazendeiro de sumidouro chamado Manoel Amâncio de Souza Jordão. Também teve como uso o Clube Alemão. Antonio Jannuzzi foi um construtor italiano que atuou no Rio de Janeiro, nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX. Trata-se de um dos grandes personagens no cenário da arquitetura carioca da época, pois esteve envolvido em projetos e obras de grande vulto, tais como os edifícios da antiga Avenida Central e suntuosos palacetes em bairros nobres da cidade do Rio de Janeiro e outras cidades do Estado como Petrópolis, Valença e Nova Friburgo. Antonio Jannuzzi possuía uma empresa, a Antonio Jannuzzi & Cia, criada em 1875, que atuava como um escritório de arquitetura e construtora, incluindo oficinas e depósitos de materiais de construção. Através de um anúncio, publicado na revista Architectura no Brasil em 1923, percebe-se a variedade de serviços oferecidos pela Antonio Jannuzzi & Cia.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *