Nova Friburgo – Residência de Galdino do Valle Filho


Imagem: Google Street View

O Residência de Galdino do Valle Filho foi tombado pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo-RJ por sua importância cultural para a cidade.

DPHAC – Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Residência de Galdino do Valle Filho
Localização: Av. Galdino do Valle Filho, n° 47 – Centro – Nova Friburgo-RJ
Resolução de Tombamento: Tombamento provisório; Decreto nº 003; AVS 08.01.10

Descrição: O prédio está situado à Av. Galdino do Valle Filho nº 47, e implantado com recuos em todos os lados do terreno. Possui dois pavimentos sobre porão, construído em terreno plano no nível da rua, cujos fundos apresenta-se em aclive. Possui tendência ao adensamento, sujeito a implantação de um novo volume no terreno. Tende a substituição devido a uma demanda de renovação urbana.

TIPOLOGIA: A grande importância desta residência está na qualidade da composição de sua fachada, cuja harmonia decorre da correta relação entre as suas diversas partes, do equilíbrio entre os elementos. Considerando o valor arquitetônico deste bem como representante do movimento eclético, que surge no Brasil no final do século XIX até o começo do século XX. Tendo elementos do estilo Vitoriano, com fachada assimétrica, pé direito alto, varanda em L, múltiplas entradas, telhado de chapas de amianto, acabamentos com formas e padrões decorativos, fachadas cheias de ângulos, porções de alvenaria aparente, sótão, mansardas e pintura vibrante; possui uma arquitetura que tenta trazer a estética e as tecnologias da era industrial para as construções. No início do século XX estavam sendo inventados equipamentos que antes não existiam, como tornos mecanizados e máquinas de corte. Antes deles, era muito trabalhoso fazer uma casa; então, ficou mais fácil e sobrou tempo para encher as fachadas de enfeites e adornos criados com a nova tecnologia construtiva. A residência está recuada dos limites do terreno, está no nível da avenida, possui dois pavimentos, tendo porão e sótão. Sistema construtivo em alvenaria de tijolo, piso em tábua corrida e ladrilho hidráulico nas áreas molhadas, forro em saiae-camisa.

HISTÓRIA: Edificação construída para ser residência de Galdino do Valle Filho, nascido em Trajano de Moraes – RJ; Nasceu em 24 de setembro de 1879 e faleceu em Niterói em 11 de maio de 1961; Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina em 1903, começando a clínica no interior de Minas Gerais e depois nesta cidade, para substituir o pai que se mudou para o Rio de Janeiro, Capital; Ingressou na política em 1911, eleito vereador e presidente da Câmara, quando levou a luz elétrica e o Sanatório Naval para sua cidade. Em 1912 conquistou seu primeiro mandato de Deputado Estadual e em 1922 era Deputado Federal. Foi reconduzido três vezes e interrompeu seu mandato para ser Prefeito de Nova Friburgo; Alistou-se no corpo de saúde dos batalhões que a Polícia Militar enviou a São Paulo, SP, para combater o levante tenentista de 5 de julho; Com a vitória da Revolução de 1930, partiu para o exílio em Portugal. Voltou ao Brasil e sofreu várias prisões por ser contra Getúlio Vargas, apontado como comunista e integralista; Foi fundador da UDN e em 1950 elegeu-se mais uma vez deputado federal. Contribuiu de modo substancial para a conclusão do Hospital Antonio Pedro. Foi professor de Clínica Médica da Faculdade Fluminense de Medicina; Fundou o jornal A Paz, em Nova Friburgo, e o Diário Fluminense, em Niterói; Pertenceu à Associação Médica Fluminense e à Classe de Ciências da Academia Fluminense de Letras; Em 1960 o Governador Robert Silveira mandou levantar sua estátua em Nova Friburgo, vindo Galdino a falecer pouco antes de se inaugurar o monumento. É patrono da Academia Fluminense de Medicina.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *