Nova Lima – Capela São Sebastião de Águas Claras


Imagem: Google Street View

A Capela São Sebastião de Águas Claras foi tombada pela Prefeitura Municipal de Nova Lima-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Nova Lima-MG
Nome atribuído: Capela São Sebastião de Águas Claras
Localização: Praça São Sebastião, s/n – Distrito de São Sebastião da Águas Claras – Nova Lima-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 1657/2000

Descrição: Outra construção do século XVIII, presumivelmente de sua segunda metade, é a capela erguida em São Sebastião das Águas Claras (Macacos).
Emoldurada por vasta vegetação e predominando numa paisagem arquitetônica de construções baixas, a Capela de São Sebastião tem à sua frente um grande cruzeiro de madeira e guarda, em seu interior, um acervo de inestimável valor: o retábulo do altar-mor e imagens em madeira. Os primeiros reparos na capela foram feitos ainda no século passado.
Em 1988, ela foi totalmente restaurada. Essas obras, entretanto, em nada comprometeram as características originais. Nova restauração foi feita pelo IPHAN, concluída em setembro de 2002.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A Capela de São Sebastião é uma parada obrigatória para quem vai a São Sebastião das Águas Claras – Macacos. Localizada na área central da região, na rua Maria da Glória, a charmosa capela está de pé desde o século XVIII.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Mais conhecido como Macacos, o distrito de São Sebastião das Águas Claras começou a ser povoado na primeira metade do século XVIII e, já em 1740, constava como arraial no censo populacional realizado na vila de Sabará. O arraial de Macacos teve seu crescimento ligado à exploração de ouro no chamado ‘Descoberto dos Macacos”, por volta de 1765. Poucas construções restaram do período colonial, entre elas a capela de São Sebastião.
Fonte: Câmara Municipal.

Histórico do município: A história de Nova Lima começa no século XVIII, com a chegada do bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme em busca de ouro nos ribeirões auríferos dos Cristais e do Cardoso.
Inicialmente, a cidade foi denominada Campos de Congonhas e com a expansão do ouro, e a chegada dos mineiros para trabalharem nas minas da região, passou a se chamar Congonhas das Minas de Ouro. Posteriormente, se tornou distrito subordinado ao município de Sabará e recebeu o nome de Congonhas de Sabará.
Em 1893 o povoado de Congonhas de Sabará tornou-se Villa Nova de Lima, em homenagem ao historiador, poeta e político Augusto de Lima. Em 1923, a cidade finalmente recebeu o nome de Nova Lima.
No dia 5 de fevereiro, a cidade comemora seu aniversário de emancipação político-administrativa. Hoje, são 318 anos contando a história das riquezas minerais do estado de Minas Gerais e 128 anos de emancipação político-administrativa.

Com raízes cravadas nas montanhas de Minas e na extração mineral, Nova Lima foi uma cidade que durante muitos anos viveu da produção do ouro. A descoberta da Mina de Morro Velho, por volta de 1720, trouxe novas expectativas para o local.
A Mina de Morro Velho começou a ser explorada por volta de 1725 pela família Freitas. Em 1830, o Padre Antônio de Freitas, sem tecnologia para explorá-la, vendeu-a para o ex-superintendente de da Mina de Congo Soco e em 1834, foi adquirida pela mineradora inglesa Saint John Del Rey Mining Company, que a dirigiu até 1958. Algum tempo depois, o controle da Mina da Morro Velho foi transferido para acionistas brasileiros, que criaram a Mineração Morro Velho.
Com o tempo, a mina foi prosperando e obtendo bons resultados se tornando a mina mais profunda do mundo. Para melhorar as condições de vida e de trabalho de seus empregados, a empresa contribuiu em vários segmentos de infraestrutura urbana da cidade, por isso, ainda hoje, Nova Lima ainda possui forte presença da cultura britânica.
Outra riqueza do município é o minério de ferro. A exploração em larga escala começa em 1958, pela Minerações Brasileira Reunidas – MBR (hoje VALE). Atualmente a Vale administra as jazidas de ferro da antiga MBR, tendo também outras mineradoras atuando no município.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Câmara Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.