Nova Lima – Escola Casa Aristides


Imagem: Prefeitura Municipal

A Escola Casa Aristides, em Nova Lima-MG, foi construída no séc. XIX por comerciantes portugueses e foi uma das primeiras importadoras do Brasil.

Prefeitura Municipal de Nova Lima-MG
Nome atribuído: Escola Casa Aristides
Localização: Praça Coronel Aristides, n° 55 – Centro – Nova Lima-MG

Descrição: A Casa Aristides é um antigo galpão onde funcionava um empório de secos e molhados direcionado especialmente para o funcionário da antiga Saint John Del Rey Mining company. O funcionário comprava tudo que necessitava em esquema de caderneta. No final do mês era somado e enviado para a mineradora o valor devido por cada funcionário que tinha o débito feito direto no seu conta-cheque. Ali encontrava-se de tudo, desde o produto importado da Inglaterra para atender a suas necessidades até o arroz com feijão, sapatos, jóias, ferragem para cavalos e tudo mais.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

História: O nome da casa faz referência ao seu antigo proprietário Coronel Aristides de Paula Ferreira. O prédio foi construído no século XIX por comerciantes portugueses e foi uma das primeiras importadoras do Brasil. Vendia uísque escocês, bacalhau do Porto, porcelana inglesa, prataria,ferramentas, jóias e diversos itens geralmente vindos da Europa. Além disso, era o armazém que abastecia a cidade, com produtos variados como arroz, feijão, utensílios domésticos, ferramentas, entre outros.
Em 1997 a unidade passou a abrigar a 1ª escola de reciclagem do Brasil, para combater o descarte de produtos e transformá-los em objetos de artes.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Reforma e revitalização: A Prefeitura trabalhou arduamente para resgatar esse importante espaço do município após cerca de quatro anos fechado. Até pouco tempo, a Casa Aristides estava em ruínas e intervenções foram necessárias para evitar o risco de desabamento. Agora, toda revitalizada, está preparada para receber toda a comunidade e retomar suas diretrizes com trabalhos inovadores e sustentáveis.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A Escola Casa Aristides está de volta e cheia de novidades. Após ser toda revitalizada e reinaugurada no dia 13 de abril, com grande presença do público que lotou as dependências do imóvel, as atenções agora estão voltadas para o início das aulas, conforme informado para os candidatos no ato da inscrição.
Neste primeiro momento, 500 alunos participarão das oficinas de Cerâmica Criativa, Fotografia, Marchetaria, Reciclagem, Desenho de Histórias em Quadrinho, Customização, Designer Sustentável, Culinária Alternativa, Cinemídia – utilização de novas mídias na produção audiovisual, Quadrinho multimídia e Criação de Roteiro para Games. A escola também está desenvolvendo incubadoras de projetos ligados ao teatro, mídias e moda.
O retorno das atividades representa o resgate da história de Nova Lima, é a valorização dos artistas, artesãos, voluntários, de todos que passaram por ela e contavam os dias para rever o imóvel novamente com suas portas abertas e pronto para exercer seu papel sociocultural.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Edificação datada do século passado, em estilo arquitetônico inglês, foi recuperada pela Prefeitura de Nova Lima em 1997. Passou a abrigar a Escola Casa Aristides, a primeira escola de reciclagem do Brasil.
Fonte: Câmara Municipal.

Histórico do município: A história de Nova Lima começa no século XVIII, com a chegada do bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme em busca de ouro nos ribeirões auríferos dos Cristais e do Cardoso.
Inicialmente, a cidade foi denominada Campos de Congonhas e com a expansão do ouro, e a chegada dos mineiros para trabalharem nas minas da região, passou a se chamar Congonhas das Minas de Ouro. Posteriormente, se tornou distrito subordinado ao município de Sabará e recebeu o nome de Congonhas de Sabará.
Em 1893 o povoado de Congonhas de Sabará tornou-se Villa Nova de Lima, em homenagem ao historiador, poeta e político Augusto de Lima. Em 1923, a cidade finalmente recebeu o nome de Nova Lima.
No dia 5 de fevereiro, a cidade comemora seu aniversário de emancipação político-administrativa. Hoje, são 318 anos contando a história das riquezas minerais do estado de Minas Gerais e 128 anos de emancipação político-administrativa.

Com raízes cravadas nas montanhas de Minas e na extração mineral, Nova Lima foi uma cidade que durante muitos anos viveu da produção do ouro. A descoberta da Mina de Morro Velho, por volta de 1720, trouxe novas expectativas para o local.
A Mina de Morro Velho começou a ser explorada por volta de 1725 pela família Freitas. Em 1830, o Padre Antônio de Freitas, sem tecnologia para explorá-la, vendeu-a para o ex-superintendente de da Mina de Congo Soco e em 1834, foi adquirida pela mineradora inglesa Saint John Del Rey Mining Company, que a dirigiu até 1958. Algum tempo depois, o controle da Mina da Morro Velho foi transferido para acionistas brasileiros, que criaram a Mineração Morro Velho.
Com o tempo, a mina foi prosperando e obtendo bons resultados se tornando a mina mais profunda do mundo. Para melhorar as condições de vida e de trabalho de seus empregados, a empresa contribuiu em vários segmentos de infraestrutura urbana da cidade, por isso, ainda hoje, Nova Lima ainda possui forte presença da cultura britânica.
Outra riqueza do município é o minério de ferro. A exploração em larga escala começa em 1958, pela Minerações Brasileira Reunidas – MBR (hoje VALE). Atualmente a Vale administra as jazidas de ferro da antiga MBR, tendo também outras mineradoras atuando no município.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Câmara Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.