Nova Lima – Teatro Municipal Franzen de Lima


Imagem: Google Street View

O Teatro Municipal Franzen de Lima, de Nova Lima-MG, foi construído na década de 1940. Projeto do italiano Raffaelo Berti, em estilo eclético.

Prefeitura Municipal de Nova Lima-MG
Nome atribuído: Teatro Municipal Franzen de Lima
Localização: Nova Lima-MG

Descrição: O Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima foi construído na década de 1940, por iniciativa do prefeito Antônio Manoel Franzen de Lima. O projeto é do italiano Raffaelo Berti, em estilo eclético, com visíveis características do período art déco.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Valioso exemplo de arquitetura art déco, o teatro foi projetado em 1939 pelo italiano Raffaello Berti, um dos mais importantes nomes da arquitetura em Minas antes do modernismo chegar ao Estado. A obra foi uma iniciativa do prefeito Manoel Franzen de Lima e contava com o apoio do governador Benedicto Valladares. Por questões políticas, as obras foram paralisadas. O empresário Francisco Crepelo, em uma empreitada particular, deu continuidade às obras.
A inauguração do Cine-Teatro Municipal aconteceu no dia 7 de setembro de 1943, período de construção das grandes salas de cinema no Brasil; esse chegou a ser a segunda maior casa de espetáculos de Minas Gerais. Em 1989, seu nome foi alterado para homenagear o ex-prefeito Manoel Franzen de Lima. Em 1995, foi fechado por problemas técnicos e reaberto em 1997. Depois o teatro passou por um amplo processo de restauração e foi reaberto em 2004.
O teatro possui três pavimentos e capacidade para 805 pessoas. Suas instalações são compostas pelo foyer, escadas e pisos em mármore preto e branco, quatro camarins, dez instalações sanitárias e uma sala multimeios.Como incentivador de cultura, abrigou uma escola de balé antes de possuir sua sede própria e três grupos de teatros locais.
Fonte: Câmara Municipal.

Histórico do município: A história de Nova Lima começa no século XVIII, com a chegada do bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme em busca de ouro nos ribeirões auríferos dos Cristais e do Cardoso.
Inicialmente, a cidade foi denominada Campos de Congonhas e com a expansão do ouro, e a chegada dos mineiros para trabalharem nas minas da região, passou a se chamar Congonhas das Minas de Ouro. Posteriormente, se tornou distrito subordinado ao município de Sabará e recebeu o nome de Congonhas de Sabará.
Em 1893 o povoado de Congonhas de Sabará tornou-se Villa Nova de Lima, em homenagem ao historiador, poeta e político Augusto de Lima. Em 1923, a cidade finalmente recebeu o nome de Nova Lima.
No dia 5 de fevereiro, a cidade comemora seu aniversário de emancipação político-administrativa. Hoje, são 318 anos contando a história das riquezas minerais do estado de Minas Gerais e 128 anos de emancipação político-administrativa.

Com raízes cravadas nas montanhas de Minas e na extração mineral, Nova Lima foi uma cidade que durante muitos anos viveu da produção do ouro. A descoberta da Mina de Morro Velho, por volta de 1720, trouxe novas expectativas para o local.
A Mina de Morro Velho começou a ser explorada por volta de 1725 pela família Freitas. Em 1830, o Padre Antônio de Freitas, sem tecnologia para explorá-la, vendeu-a para o ex-superintendente de da Mina de Congo Soco e em 1834, foi adquirida pela mineradora inglesa Saint John Del Rey Mining Company, que a dirigiu até 1958. Algum tempo depois, o controle da Mina da Morro Velho foi transferido para acionistas brasileiros, que criaram a Mineração Morro Velho.
Com o tempo, a mina foi prosperando e obtendo bons resultados se tornando a mina mais profunda do mundo. Para melhorar as condições de vida e de trabalho de seus empregados, a empresa contribuiu em vários segmentos de infraestrutura urbana da cidade, por isso, ainda hoje, Nova Lima ainda possui forte presença da cultura britânica.
Outra riqueza do município é o minério de ferro. A exploração em larga escala começa em 1958, pela Minerações Brasileira Reunidas – MBR (hoje VALE). Atualmente a Vale administra as jazidas de ferro da antiga MBR, tendo também outras mineradoras atuando no município.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.