Novo Hamburgo – SEMEC II


Imagem: Google Street View

A SEMEC II foi tombada pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo-RS por sua importância cultural para a cidade.

Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo-RS
Nome Atribuído: SEMEC II
Outros Nomes: Casa das Artes de Novo Hamburgo Semec II
Localização: Av. Primeiro de Março, n° 52 – Centro – Novo Hamburgo-RS
Resolução de Tombamento: Decreto n° 5895/2013

Descrição: A história do prédio, como espaço público, iniciou na década de 50, quando foi integrado ao patrimônio de Novo Hamburgo. A casa foi doada ao poder público com a condição de que ali fossem desenvolvidas atividades culturais e educacionais. Nos anos 70, o local foi importante ponto de encontro de artistas e associações culturais de Novo Hamburgo, porém, há 20 anos a SEMEC II está interditada. A estrutura abrigou a primeira Escola de Belas Artes da cidade e, em seguida, com status de ensino superior, o Instituto de Belas Artes, a partir do qual foi viabilizado o surgimento do que hoje é a Universidade Feevale.

Em 1950, o prédio conhecido como SEMEC II, foi passado à Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo com a condição de que nele fossem desenvolvidas atividades de instrução. Ali funcionou uma escola de artes que originou, anos mais tarde, a faculdade de Belas Artes, funcionando no local até a transferência para seu campus atual. Quando esta ocorreu, o prédio esteve sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). Na década de 1980, abrigou a sede da Banda Municipal e também a AHTADAC (Associação Hamburguense de Técnicos, Atores e Diretores de Artes Cênicas), sendo também utilizado pelos artesãos da Praça do Imigrante.

A casa abriga uma sala de exposições com 170m² e um auditório multiuso, com capacidade para 128 pessoas, para apresentações de teatro, música, saraus literários, seminários, oficinas e cursos temáticos. O espaço também conta com uma cafeteria e sala de reuniões, na qual as entidades culturais cadastradas no município poderão se reunir.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Antes da colonização dessas terras, os Charruas e os Minuanos povoavam a região.
A primeira tentativa de colonização com açorianos não deu resultado. Conhecido como Hamburguer-Berg, o núcleo gerador da cidade de Hamburgo Velho foi iniciado em 1824, com a fixação de imigrantes alemães e, posteriormente, italianos.

O local era propício porque lá passavam estradas que ligavam a Porto Alegre, sendo passagem obrigatória. Com a construção da estrada de ferro, em 1876, o movimento comercial foi deslocado em 3 km, surgindo a New Hamburg. O último núcleo facilmente progrediu, deixando o original em situação secundária. Novo Hamburgo é considerado a maior cidade de origem alemã do Rio Grande do Sul.

O primeiro nome foi Hamburger Berg, que significa Morro dos Hamburgueses. Mais tarde Hamburgo Velho.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Suzana Vielitz de Oliveira


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *