Óbidos – Vestígios do Forte da Serra da Escama


Os Vestígios do Forte da Serra da Escama, em Óbidos-PA, foram tombados por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto das Fortificações Brasileiras – Vestígios do Forte da Serra da Escama
Localização: Óbidos-PA
Número do Processo: 1613-T-2010

Descrição: O Forte Serra da Escama, de 1909, também localizado no município paraense de Óbidos, mas construído fora dos limites urbanos, fazia parte de um plano de defesa do final do século XIX para prover de fortificações alguns dos portos e locais estratégicos mais importantes do país. A escolha de sua localização, afastado da vila, se deve à evolução do material de artilharia, uma vez que os canhões só atingiam um alcance máximo de 2000 metros, ou seja, somente na área de frente ao Forte. Seu uso nos eventos relacionados à Coluna Prestes e à Revolução Constitucionalista na Amazônia o distingue de outros no país. Relacionado a ele está o Quartel General Gurjão, que funcionava como alojamento para os soldados, ficando no atual centro da cidade de Óbidos e configurando-se como um edifício imponente, construído em estilo eclético. O Forte da Escama conta ainda com um acervo de quatro canhões.
Sendo um dos poucos remanescentes de uma arquitetura arcaica típica da primeira metade do século XVI, o Forte Vera Cruz (ou do Calvário), localizado no município de Rosário (MA), mantém as características de um forte de transição do período medieval para o de artilharia. Hoje arruinado, foi construído em 1620 e representa um tipo de arquitetura defensiva muito utilizada no processo de ocupação do Brasil durante o processo de disputa de espaço entre as forças armadas e as comunidades indígenas.
Fonte: Iphan.

MAIS INFORMAÇÕES:
Notícia


1 comments

  1. Pedro Afonso Leal de Farias |

    Me Chamo Pedro Afonso Leal de Farias, nascido e criado nesta cidade. Óbidos, passei 4 décadas fora e agora voltei. Estamos no melhor momento dos rio Amazonas. Ele está cheio e exuberante. Conseguintemente o Lago Pauxis que fica aos pés da Serra da Escama está cheio. A Serra está um verdadeiro espetáculo. O triste é ver os artefatos antigos de guerra sendo deteriorados pelo tempo, sem a minima preservação.

    O que o IPHAM poderia fazer. Tenho um sonho tornar um complexo turístico para preserva-lo. E ainda gerar riquezas para o município. O que fazer?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *