Ouro Preto – Capela de Santana


Imagem: Google Street View

A Capela de Santana, em Ouro Preto-MG, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Capela de Santana
Localização: Morro da Queimada – Ouro Preto – MG
Número do Processo: 410-T-1949
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 342, de 06/12/1949
Parecer de Tombamento
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Localizada no Morro de Sant’Ana ou Morro da Queimada, a iniciativa de sua construção é atribuída aos moradores do próprio morro onde se situa, a exemplo das demais capelas da Serra de Ouro Preto. Conforme consta em documento do Arquivo do IPHAN, esta capela deve ter sido construída nos primeiros tempos do ouro, em período anterior a 1720, como suas contemporâneas São João e Piedade. Não foram encontrados elementos documentais capazes de esclarecer a autoria do projeto e a iniciativa de sua construção, sabendo-se somente que recebeu acréscimos e melhoramentos no decorrer do tempo. Conforme indicam os Relatórios de Presidente da Província, em 1855 e 1878 a Capela de Sant’Ana foi beneficiada com verbas para obras. No século XX, a primeira referência data de 1935, e indica a substituição da madeira nos portais exteriores. Em 1961, a capela estava incluída no Plano de Obras do IPHAN que previa reformas de parte da cobertura, reparos nos revestimentos das alvenarias e pinturas a cal em alvenarias revestidas.
A capela foi executada em canga, sendo composta por nave, capela-mor e sacristia. Possui sineira isolada do corpo do edifício. Apresenta frontão triangular, arrematado nas extremidades por duas pilastras de canto, encimadas por coruchéus e óculo recortado ao centro. Os portais exteriores, de cantaria, apresentam vergas em arco abatido. Não possui torres. A fisionomia geral da capela se assemelha à das outras situadas na Serra de Ouro Preto.
O interior é pobre, com piso em tabuado largo, seteiras no lugar de janelas e portas almofadadas. A nave e o coro apresentam grades em jacarandá torneado. O arco-cruzeiro é em madeira, arrematado por tarja pintada. Os altares que se situam neste local são de talha simples e apresentam policromia adulterada. Sob o coro, existem duas pias de água benta, em pedra lavrada. Encontra-se no trono do altar-mor uma bonita imagem de Sant’Ana. Mais abaixo, Nossa Senhora da Conceição e um crucifixo. Nos nichos podem ser vistas as imagens de São José de Botas e de São Joaquim. Detalhe de interesse é o piso do adro em mosaico de pedra, formando desenhos e dísticos, de autoria do pedreiro Vado Ribeiro.
Texto extraído de: Fundação João Pinheiro. Dossiê de Restauração. Plano de Conservação. Valorização e Desenvolvimento. Ouro Preto. Mariana.1973/75.
Fonte: Iphan.

Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico – Prefeitura Municipal de Ouro Preto-MG
Nome atribuído: Capela de Santana
Localização: Ouro Preto-MG

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *