Ouro Preto – Chafariz do Alto das Cabeças


Imagem: Google Street View

Situado à rua Alvarenga, antiga Rua das Cabeças, este chafariz foi construído pelo Senado da Câmara de Vila Rica, em 1723.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Chafariz do Alto das Cabeças
Outros Nomes: Chafariz das Cabeças
Localização: Rua Alvarenga – Ouro Preto – MG
Número do Processo: 430-T-
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 375, de 19/06/1950

Descrição: Situado à rua Alvarenga, antiga Rua das Cabeças, este chafariz foi construído por iniciativa do Senado da Câmara de Vila Rica, através de concorrência pública, conforme auto de arrematação de 20 de junho de 1723. A obra foi arrematada por Francisco de Lima, supondo-se que sua construção foi iniciada e concluída em 1773, uma vez que a cláusula do “Registro das Condições” previa sua conclusão em três meses. O monumento passou por consertos e reparos em 1835/36, conforme registram os Relatórios do Presidente da Província. Em 1928, foram realizados consertos em “chafarizes menos importantes”, incluindo o Alto das Cabeças. Também em 1935/36 a Inspetoria de Monumentos Nacionais mandou, por sua vez, efetuar restaurações que compreenderam a colocação de um paredão protetor lateral de pedra argamassada, recomposição das figuras, colocação de bicas e confecção de uma cruz de cantaria.
Trata-se de um chafariz parietal de pedra, com a parede de frente extremada por duas pilastras de pedra de cantaria, constituídas de base, fuste e capitel. É encimado por um frontão de moldura, arrematado superiormente por uma cruz em pedestal barroco, ladeado de duas pinhas. Tem como ornato, dois peixes cruzados no frontispício. Em baixo possui um maciço de alvenaria em formato circular que recebe uma bacia com duas cavidades.
Texto extraído de: Fundação João Pinheiro.Dossiê de Restauração Plano de Conservação. Valorização e Desenvolvimento. Ouro Preto . Mariana..1973/75.
Observações: O chafariz encontra-se no adro da Capela de Bom Jesus.
Fonte: Iphan.

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *