Ouro Preto – Igreja de São Francisco de Paula


Imagem: Kayro Scrocaro Hisatomi

A Igreja de São Francisco de Paula, em Ouro Preto-MG, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de São Francisco de Paula
Localização: Morro da Piedade – Ouro Preto – MG
Número do Processo: 75-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 240, de 08/09/1939

Descrição: A Congregação dos fiéis do Patriarca São Francisco de Paula, constituída desde 1780, foi instalada como Ordem Terceira na Ermida de Nossa Senhora da Piedade, cerca de vinte anos após a sua criação. Revelando-se a Capela de Nossa Senhora da Piedade insuficiente para conter o grande número de fiéis, decidiram os Irmãos edificar um templo de maiores proporções que se verificou a partir de 1804, no mesmo local da primitiva Ermida de Nossa Senhora do Rosário, obedecendo ao risco do Capitão-mor Francisco Machado da Cruz. Iniciada sua construção pela capela-mor, as obras se estenderam por todo o século XIX e foram interrompidas por diversas vezes por insuficiência de recursos da Irmandade.
Primeiramente, a edificação da capela-mor foi contratada com Mestre Felipe Eugênio e, em 1834, foi feito novo ajuste para a conclusão das obras com o Capitão-mor Francisco Machado da Cruz, autor do risco da igreja. Somente a capela-mor levou mais de trinta anos para ser concluída. Em 1835, a primitiva capela foi anexada à nova capela-mor, passando a funcionar como uma espécie de nave provisória. Em 1847 os corredores laterais da capela-mor receberam piso em tijolos, realizando-se também o envidraçamento da capela-mor. Finalmente, em 1857 iniciou-se a construção da nave, arrematadas por José da Silva Coelho, cuja conclusão se deu em 1878.
O douramento do altar-mor foi executado em 1898 e o dos altares laterais, de autoria do artista Henrique Bource, entre 1901 e 1908. No decorrer do século XIX, a edificação foi contemplada com sucessivos auxílios para obras, concedidos pelo Governo Provincial. Em 1935, a antiga Inspetoria de Monumentos Nacionais constatou a necessidade de obras de conservação da Igreja. Somente no relatório das principais atividades da DPHAN, atual IPHAN, referente ao ano de 1954, constam pequenos serviços realizados visando sua manutenção. Embora edificada no século XIX, a Igreja de São Francisco de Paula mantém os padrões arquitetônicos das construções religiosas do século XVIII.
De grandes proporções, sua planta obedece aos padrões clássicos com divisão em nave, capela-mor e sacristia encimada pelo consistório, com corredores e tribunas ao longo das paredes da capela-mor. O frontispício caracteriza-se pelo predomínio das linhas retas e pela colocação das torres no alinhamento da fachada, transformando-a em vasta superfície plana. Entretanto, o pesado frontão conserva as volutas barrocas, assim como as torres mantêm as pilastras de canto enviesadas, característica da arquitetura religiosa em Ouro Preto na segunda metade do século XVIII.
Internamente, o conjunto de talhas, de boa qualidade e bastante homogêneo, constitui exemplo do rococó tardio, provavelmente inspirado no Carmo da mesma cidade. Compõe-se de seis altares, sob a invocação de São Francisco de Sales, Nossa Senhora da Conceição, São Miguel, Santo Antônio, São Geraldo (de gesso) e Nossa Senhora da Consolação. O altar-mor apresenta lateralmente as imagens de roca de São Francisco de Assis e Santa Mônica. O interesse maior está na magnífica imagem de São Francisco de Paula, atribuída ao Aleijadinho pelos técnicos do SPHAN. Merecem ainda referência especial as quatro estátuas dos evangelistas em louça, importadas de Portugal, que ornamentam a escadaria de acesso ao templo.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3
PANORAMA 360 GRAUS 4

MAIS INFORMAÇÕES:
Minas Gerais
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.